Jornal Estado de Minas

Ação para fiscalizar explosivos acontece em quatro cidades mineiras nesta quarta-feira

A operação do exército brasileiro e outros órgãos de segurança acontece, nesta quarta-feira em quatro cidades mineiras. O objetivo é fiscalizar o uso ilegal de explosivos e também o armazenamento correto do material. Empresas que utilizam os dinamites estão sendo visitadas pelos militares que verificam se o armazenamento e controle estão sendo feitos corretamente. A ação é uma preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

A chamada Operação Rastilho é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) e executada pelos Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados Regionais (SFPC/RM). A ação também conta com o apoio de órgãos de segurança pública e agências governamentais de cada estado.

As ações começaram às 8h. Em Minas Gerais, a fiscalização acontece em Itaúna, na Região Centro-Oeste, Papagaios, na Região Central, Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Nesses municípios, pedreiras e outras empresas que trabalham com explosivos estão sendo fiscalizadas. Em Sete Lagoas, também na Região Central, a ação acontece na BR-040 em uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Além de Minas Gerais, a fiscalização acontece nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.Na Bahia, foram apreendidas mais de uma tonelada de explosivos..