Jornal Estado de Minas

Bispo Dom José Carlos continua internado em Divinópolis, mas já apresenta melhora

Continua internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Judas Tadeu em Divinópolis, Região Centro-Oeste de Minas Gerais, o bispo Dom José Carlos de Souza, que sofreu um infarto na última terça-feira. Conforme a Diocese do município, ele já encontra-se estável, acordado e comunicativo. Porém, ainda não há previsão para que o paciente receba alta. Por determinações da médica, as visitas serão restritas aos familiares.

Dom José Carlos Souza Campos, tem 47 anos e nasceu em Itaúna, Região Centro-Oeste do estado. Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, non seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002.

Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro.Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, em 30 de maio de 1993.

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.

No dia 26 de fevereiro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis, e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese..