Um ônibus da linha 5102 (UFMG/Santo Antônio) foi atacado por assaltantes na noite desta quarta-feira, na Avenida Carlos Luz, na Pampulha. Dois rapazes, aparentando idades entre 17 e 19 anos, entraram no coletivo quando o veículo ainda transitava dentro da Universidade Federal de Minas Gerais. Logo que saíram do campus, foi anunciado o assalto. Os dois jovens, um deles armado com um revólver, mandavam as vítimas entregarem rapidamente os celulares para "ninguém se machucar". Entre oito e dez aparelhos foram levados pelos ladrões.
Segundo G. C., de 29 anos, a maioria dos cerca de 30 passageiros eram alunos e funcionários da universidade. "Estavam nervosos mas não ameaçaram ninguém específico. Pediam para quem estivesse com o celular guardado, que colocasse as bolsas no chão. Então mandaram o motorista parar e desceram rápido", conta a vítima, que é ex-aluno e funcionário da UFMG.
"Tem mais de 10 anos que pego ônibus aqui e nunca presenciei algo do tipo", diz, revoltado. Ainda de acordo com G., uma passageira revelou ter visto a dupla em um viagem da linha, na semana passada, o que indica que o crime pode ter sido premeditado. Única vítima que decidiu fazer um boletim de ocorrência (BO) policial, G. admite que o prejuízo financeiro é pequeno, mas que é preciso fazer o BO para que talvez isso não aconteça novamente. Ele se diz indignado por estar esperando há mais de duas horas - o assalto aconteceu por volta das 20h40.
O assalto foi próximo à universidade e a queixa está sendo confeccionada na 21ª Companhia da Polícia Militar, da Avenida Pedro II. Até o momento, ninguém foi preso. (Com informações de Pedro Ferreira)