Jornal Estado de Minas

Vários bairros de Belo Horizonte e região metropolitana enfrentam falta de energia

Moradores de vários bairros da Grande BH relataram falta de energia elétrica na noite desta sexta-feira. Bairros como Prado, Gutierrez (Região Oeste de BH), Belvedere, Mangabeiras, Serra, Cruzeiro, Anchieta (Centro-Sul) e parte da Região do Barreiro foram afetados. O pico de energia atingiu também bairros de cidades da região metropolitana como o Vila da Serra, em Nova Lima, e o Amazonas, em Contagem.

De acordo com Matheus Duarte, morador do Prado, o apagão aconteceu por volta das 22h15 e durou cinco minutos. Internautas também relataram no Twitter queda de energia nos bairros Santa Lúcia, São Bento e Gutierrez.  "Deu apagão em metade da cidade", publicou um deles na rede social. "Apagão cabulooooso", disse outro usuário do Twitter. No momento, várias pessoas estavam na Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul da capital.

A Cemig informou que uma falha técnica em uma linha de transmissão foi a causa do apagão, que durou 10 minutos na maior parte dos bairros da capital. De acordo com a empresa, a suspeita é de que um incêndio em uma mata tenha danificado a linha de transmissão da subestação Barreiro, que também fornece energia elétrica para as subestações Sion, Gutierrez e Bonsucesso, na Cidade Industrial. Em Contagem o restabelecimento da energia levou cerca de 30 minutos.
A Cemig não informou o número de usuário que ficaram no escuro.


Segundo apagão em dois dias


Na quinta-feira, uma pane na rede elétrica da Cemig deixou bairros da Região Leste de Belo Horizonte sem energia elétrica. O problema atingiu os bairros Santa Efigênia, Santa Tereza, Sagrada Família e Horto. A assessoria de comunicação da Cemig informou que foi encontrado um cabo partido próximo à subestação da companhia, no Bairro Santa Efigênia.

A queda de energia também deixou o trânsito lento na Avenida dos Andradas. Segundo a BHTrans, semáforos apagados desorientaram os motoristas.

.