Jornal Estado de Minas

Atividades de lazer e esporte encerram a Semana Nacional do Trânsito no Parque Serra do Curral

Longe do ar-condicionado das salas de centros de convenções, pessoas envolvidas com o debate sobre mobilidade urbana em Belo Horizonte aproveitaram a manhã deste domingo para discutir o tema ao ar livre. E com uma programação de lazer e exercícios físicos no Parque da Serra do Curral, na Região Centro-Sul, fecharam as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que em BH contou com a campanha Mobilidade Urbana Ativa – Recicle sua vida! O evento começou às 9h com medição de pressão arterial e orientações sobre saúde, caminhada de uma hora nas trilhas do parque, passeio ciclístico pelas ruas do Bairro Mangabeiras e aula de ioga com mais de 50 participantes. Entre 11h e 13h, os participantes juntaram seus lanches e toalhas forradas sobre a grama e fizeram um piquenique, aproveitando o momento para compartilhar experiências e discutir sobre os avanços e desafios relacionados a transporte e trânsito em Belo Horizonte.


ANIVERSÁRIO O evento sobre mobilidade marcou ainda o mês de aniversário do Parque da Serra do Curral, que neste mês completa três anos. De acordo com a gerente do parque, Marta Amélia Santos, a demarcação da área de preservação mostra os efeitos positivos, especialmente nesta época do ano em que é o fogo é comum na vegetação. “Com monitoramento 24 horas e pessoas circulando pelas trilhas, os focos de incêndio diminuíram muito”, conta a gerente. O parque serve como proteção para a Serra do Curral, tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua grande riqueza natural e paisagística tem atraído e encantado, cada vez mais, a população e estrangeiros, que buscam o local para piqueniques, confraternizações e prática de atividades físicas.

TRILHA Para quem gosta de aventura e uma boa caminhada, o parque oferece uma trilha monitorada que percorre toda a crista da Serra, chamada de Travessia da Serra.

Por apresentar nível significativo de dificuldade, o passeio apresenta normas específicas de funcionamento e exige esforço físico e cuidado do visitante. O passeio é muito procurado e conta com agendamentos semanais, pelo telefone (31) 3277-8120. A atividade é gratuita e permitida para maiores de 14 anos.

.