A chuva voltou a cair em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana nesta terça-feira. Apesar de fraca intensidade, a precipitação ameniza um pouco o calor dos últimos dias principalmente na capital mineira, que chegou atingir sua maior temperatura em setembro da história. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um aviso para a possibilidade de chuva isolada com volume de 10 a 20 milímetros, que pode ser acompanhado de ventos de até 45 quilômetros por hora e trovoadas. A previsão vale até esta quarta-feira.
Leia Mais
Belo Horizonte pode ter chuva nesta semanaPrimavera será marcada por pancadas de chuva em Minas GeraisBH supera média histórica de chuva para setembro; tempo deve ficar firme até o fim de semanaCalor continua em BH e especialistas alertam quanto à radiação solar em nível extremoPor causa da força do El Niño, temperaturas altas serão constantes nos próximos mesesBelo Horizonte e região metropolitana já registram chuva forte nesta sexta-feiraFrente fria perde força e afasta possibilidade de chuva em BHPlaneta poderá ter aquecimento de 2,7º C até o fim do séculoAo contrário da internauta, vários moradores de BH lamentaram a falta de chuva em algumas regiões. “Eu trouxe um guarda-chuva enorme achando que ia chover em BH, e cadê a chuva?”, questionou Victor Guilherme. “Tempo nublado, mas cadê a chuva BH?”, perguntou Tânia Correia. “Em BH nesse momento, vento, calor e céu nublado. Chuva apenas quando eu sair de moto”, disse Lucas Vieira. “Cadê a chuva? Céu carregado em BH, mas nada de chuva”, comentou Denise Schmidt.
Mesmo com a desconfiança, a previsão ainda é de chuva para esta semana. “Até por volta das 14h, tinha um deslocamento significativo de chuva para a região metropolitana. Porém, teve um escoamento para a Região Sudeste. Já temos chuva em Juiz de Fora, em Paracatu, na Região Nordeste e Unaí, no Noroeste. Ainda vai continuar a nebulosidade e ainda segue a possibilidade de chuva para amanhã (quarta-feira) e depois (quinta-feira)”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O tempo nublado já trouxe um alívio para o calor. Nesta terça-feira, a temperatura máxima em BH ficou em 29,2º C, três graus a menos do que registrado na segunda-feira. “A temperatura caiu por causa da cobertura de nuvens e a umidade.