Moradores e comerciantes que vivem entre a Rua Doutor Antônio Gravatá e Rua do Rosário, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, deverão redobrar a atenção nesta quinta-feira. A prefeitura do município informou que dará continuidade ao processo de detonação de uma rocha de 700 toneladas para recuperar e ampliar a calha do rio que leva o nome da cidade. Para isto, serão utilizados 85 quilos de dinamite e 500 toneladas de terra para a cobertura do local. A previsão é de que os trabalhos durem meia hora e se encerrem por volta das 16h30.
De acordo com a prefeitura de Betim, técnicos garantem que, apesar do ruído e vibrações num raio aproximado de 300 metros, não há quaisquer riscos nas proximidades. Porém, como medida de prevenção, para minimizar os perigos de procedimentos como esse, haverá a necessidade de que comerciantes, moradores e demais pessoas que estiverem no entorno evacuem o local a partir das 15h30.
Na quarta-feira passada, moradores e comerciantes começaram a deixar os imóveis às 15h30, pelo mesmo motivo. Todos saíram e se concentraram na zona de isolamento. “Foi a primeira vez que tivemos que deixar nossos imóveis. Aconteceu rapidamente e sem nenhum transtorno. É uma obra no rio que vai trazer melhorias para todos”, disse o empresário Alexandre Damasceno. Os moradores e comerciantes voltaram para os imóveis às 16h21.
A rocha detonada tinha 1,2 mil toneladas, possuía 14 metros de comprimento por 14 metros de largura, e volume de 600 metros cúbicos. Na operação foram usadas mil toneladas de terra. De acordo com a Prefeitura de Betim, o procedimento foi realizado com sucesso.