Usuários do transporte público de Belo Horizonte devem ficar atentos para mudanças em oito linhas de ônibus nesta quinta-feira. As alterações, sugeridas por passageiros, foram avaliadas pela BHTrans antes de sua implantação. Serão realizadas mudanças de pontos finais dos coletivos, implantadas rotas diretas sem paradas em alguns trechos, além da abertura e cancelamento de viagens nos fins de semanas.
A principal mudança será na Linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais). Os usuários solicitaram à BHTrans que a viagem até a Região Hospitalar fosse feita mais rapidamente. Por isso, a empresa responsável pelo trânsito da capital mineira decidiu disponibilizar viagens ao longo do dia sem paradas, entre a Estação Pampulha e a Avenida Augusto de Lima. Em seguida, o veículo seguirá até a área hospitalar.
Leia Mais
Assalto em ônibus que passa pela UFMG gera apreensão no câmpus PampulhaCaso de mãe com dois filhos cadeirantes pode gerar mudança em trajeto de ônibusCriminosos queimam ônibus em Santa LuziaJá a linha 3051 (Flávio Marques Lisboa/Savassi via Av.
Para substituir o atendimento realizado pela linha 5550 e também responder as solicitações dos moradores do Bairro Nossa Senhora da Glória, a linha 4037 (Nossa Senhora da Glória/Centro) passa a circular aos domingos e feriados. No horário noturno, o Bairro Nossa Senhora da Glória será atendido pela linha 4405 (Coqueiros).
Também serão feitas alterações nas linhas 5201 (Dona Clara/Buritis), 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José), 8401 (Cachoerinha /São José), 615 (Estação Pampulha/Céu Azul B) e 617 (Estação Pampulha/Piratinga via Rio Branco). As mudanças podem ser vistas no fim da reportagem.
De acordo com a BHTrans, foram confeccionados panfletos sobre todas as alterações, que foram entregues aos usuários nos pontos finais das linhas e dentro dos coletivos. As informações foram também postadas nas redes sociais e no site da empresa.
Mudança na linha 4108
Outra mudança que pode ocorrer em breve é na linha 4108 (Pedro II/Mangabeiras). A alteração ajudaria Maria José Almeida Santos Ribeiro, de 31 anos, que tem dois filhos cadeirantes, de 8 e 4 anos, que precisam ser levados quadro vezes por semana à Associação Mineira de Reabilitação (AMR), onde os garotos fazem fisioterapia. O novo caminho diz respeito a quatro quarteirões e foi sugerido pela Justiça.
A BHTrans informou, nesta quarta-feira, que o estudo da alteração já está pronto. A próxima fase será uma pesquisa com a população e os usuários que utilizam a linha para saber se há viabilidade para a mudança.
Veja as mudanças das linhas:
Linha 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) – Foram disponibilizadas viagens sem paradas ao longo do dia entre a Estação Pampulha e a Avenida Augusto de Lima. Em seguida, o veículo seguirá até a área hospitalar. A alteração vai acelerar a viagem. Não haverá paradas na Av.
Linha 5201 (Dona Clara/Buritis) – Terá seu itinerário e ponto final alterados no Bairro Dona Clara. O ponto final passa a ser na Rua Álvaro Martins, 28.
Linha 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José) – Passa a operar somente nos dias úteis, das 4h às 23h59 (período diurno).
Linhas 4037 E 4405 - Para substituir o serviço prestado pela linha 5550 e também atendendo às solicitações dos moradores do Bairro Nossa Senhora da Glória, a linha 4037 (Nossa Senhora da Glória/Centro) passa a circular aos domingos e feriados. No horário noturno, o Bairro Nossa Senhora da Glória será atendido pela linha 4405 (Coqueiros).
Linha 3051 (Flávio Marques Lisboa/Savassi via Av.
Linha 8401 (Cachoerinha /São José) – Terá atendimento no horário noturno (entre a 0h as 3h59) para a Área Central, todos os dias, partindo do Bairro São José. Do Centro, a linha retornará para o bairro. O serviço será monitorado por 60 dias para avaliação.
Linha 615 (Estação Pampulha/Céu Azul B) – Terá alteração no quadro de horários do dia útil para melhorar o atendimento nos horários de pico da manhã e da tarde, com a criação de viagens com retorno expresso entre as 5h e as 6h54.
Linha 617 (Estação Pampulha/Piratinga via Rio Branco) – Terá alteração no quadro de horários do dia útil para melhorar o atendimento nos horários de pico da manhã e da tarde, com a criação de viagens com retorno expresso entre as 5h e as 6h48. .