A chuva prevista para o fim de semana em Belo Horizonte e região metropolitana se antecipou. Pancadas de chuva foram registradas em Nova Lima, Betim, Contagem, Pedro Leopoldo, Ibirité, Ribeirão das Neves e em bairros das Regiões Cantro-Sul, Pampulha, Oeste e Noroeste da capital, na noite desta sexta-feira. A instabilidade veio acompanhada com trovoadas e ventos fortes e já causa apreensão.
Apesar da intensidade, o Corpo de Bombeiros registrou apenas uma inundação na Rua Moacyr Justino, no Bairro Cardoso, na Região do Barreiro. Conforme o registro da ocorrência, a casa alagou, mas rapidamente a água abaixou. Alguns bairros da Grande BH registram falta de energia.
Leia Mais
Sem fiscalização e chuva, lençol freático chega ao limiteChuva fraca ameniza calor em BH e cidades da região metropolitanaPrimavera será marcada por pancadas de chuva em Minas GeraisBelo Horizonte seguirá recomendações da ONU para evitar desastres durante período chuvosoPor causa da força do El Niño, temperaturas altas serão constantes nos próximos mesesA temperatura máxima registrada, na capital, nesta sexta-feira, foi de 33,4º. De acordo com o meteorologista do Instituto Clima Tempo, Marcelo Pinheiro, a chuva desta sexta-feira é resultado do calor e da alta umidade e o fim de semana começará com sol forte, calor e baixa umidade. "O tempo abafado favoreceu a formação de nuvens carregadas. A frente fria chega somente na manhã de domingo.
Ainda segundo Pinheiro, a previsão é que o acumulado para o domingo fique entre 10 e 20 milímetros. "Existe a possibilidade de temporais e a temperatura deve cair", revela. A chuva também deverá ocorrer em outras partes do estado, como na Zona da Mata, Triângulo Mineiro e na Região Sul, que poderá ter ocorrência de ventos fortes. Na segunda-feira a temperatura já começa a cair.
Algumas partes da Grande BH estão sem luz por causa da chuva. A Região do Barreiro e os bairros Vale do Jatobá, Vila Pinho, Independência, Morada da Serra, Monsenhor Horta, Piratininga, Petrópolis, Mineirão e Tirol registraram falta de energia.
Segundo a Cemig, 25 equipes da companhia já estão nos locais para os reparos e a previsão de regularização é para esta noite. Um dos locais mais afetados pela queda de energia, os moradores do Vale do Jatobá, em Nova Lima, ficaram sem energia por causa de um dano na rede elétrica foi causado por uma folha de zinco que atingiu a subestação Jatobá.
A longa espera pela chuva em Belo Horizonte fez os moradores da capital mineira inundaram as redes sociais. A maioria comemorou a tempestade.
Expectativa e frustração durante a semana
Moradores da Grande BH esperaram pela chuva durante toda a semana. Na segunda-feira, havia a possibilidade de chuva em BH por causa da chegada de uma frente fria.
O sistema perdeu força e se deslocou para o sul do Estado. “A frente fria perdeu força e não tem possibilidade de chuva para hoje. Como a umidade deu uma elevada, temos uma pequena chance de chuva, mas bem pequena. Está mais incisivo para o Sul de Minas, Campos da Vertentes, e Zona da Mata”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
.