A fonte da Praça Rui Barbosa (Estação), no Centro de Belo Horizonte, começa a funcionar neste sábado. A informação é da prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que divulgou os horários: 9h às 11h, 13h às 16h e 19h às 21h. No fim da tarde dessa quinta-feira, técnicos realizaram testes nos equipamentos, o que chamou a atenção das pessoas, já que desde novembro de 2013 o sistema estava desligado.
De acordo com a Sudecap, a fonte ficou parada para manutenção no mecanismo das bombas, danificado por objetos atirados na água, tais como latas de cerveja, guimbas de cigarro, preservativos e outros. Foram gastos R$ 56,9 mil no reparo e compra de equipamentos.
No último sábado, milhares de pessoas se encontraram na Praça da Estação. Indignados com a desativação da fonte, integrantes do Praia da Estação sugeriram uma manifestação político-cultural na Savassi. Desde a desativação do sistema, ocorreram alguns encontros do movimento na Praça Rui Barbosa, em que os ativistas usaram caminhão-pipa, para substituir a fonte.
Além da Praça da Estação, a Sudecap é responsável pelas fontes das praças da Diogo de Vasconcelos (Savassi) e Raul Soares, todas na Região Centro-Sul. No período da noite, as águas na Praça Rui Barbosa tem recebido atenção especial, devido a iluminação especial da campanha “Outubro Rosa”, que visa alertar a população sobre a prevenção do câncer de mama. As luzes rosas também estão acessas no Palácio da Liberdade Praça da Liberdade e, nos próximos dias, em outros prédios e praças na Região Centro-Sul.