Um pavilhão verde se destaca ao lado da Igreja Matriz de Contagem, no Centro do município. À primeira vista, a Funec Centec não impressiona. As instalações da escola são antigas. Algumas paredes descascadas demonstram que o imóvel precisa ser pintado. “Não temos recursos para pintar todos os anos. Mas estamos nos organizando para pintar ainda este ano”, diz o diretor Paulo Figueiredo. Ao entrar nas salas de aula e laboratórios e ouvir as falas dos alunos aparecem os indícios do bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A instituição de ensino ficou no 7º lugar geral no ranking do município e aparece como a melhor escola pública do estado – à exceção das instituições federais.
A escola oferece três cursos técnicos e tem ótima reputação na cidade. Reflexo disso é a disputa por vagas.
Leia Mais
Escolas públicas mineiras alcançam níveis comparáveis aos de países de primeiro mundoIncentivo à leitura é o caminho para melhorar educaçãoSimulados on-line e presencial do Enem estarão disponíveis no dia 30Apesar da estrutura modesta do prédio já antigo, os laboratórios são bem equipados. O professor de hematologia Wellerson Britto destaca os equipamentos de hemograma automatizado e a parte da microscopia. “A direção tenta atender todas as nossas solicitações”, garante. Mas o diretor admite que é preciso se desdobrar. Os recursos anuais são de R$ 74,1 mil, em cinco parcelas de R$ 14.820.
FORMAÇÃO CONTINUADA A especialista em gestão da educação municipal Palmira Piai aponta que é fundamental investir em educação para que as escolas ofereçam ensino de qualidade. No entanto, ela lembra que não é somente o dinheiro que garante a qualidade. Destaca que a peça principal é o professor, que deve receber estímulos e ter condições de se capacitar de forma permanente. Palmira ressalta que, apesar de diversas inovações tecnológicas, muitos profissionais ainda trabalham apenas com o quadro-negro.
As avaliações externas, conforme lembra, apontam o que as escolas precisam melhorar. Porém, acentua que mais do que uma tarefa de cada professor, o comprometimento para melhoria deve ser de toda a instituição escolar. Mesmo com a falta de recursos, algumas medidas simples podem fazer a diferença. Por exemplo, um professor que se destaca ou que desenvolve um método inovador de ensino pode se tornar multiplicador e ajudar na formação dos colegas. Os educadores que se destacam assumem o papel de mediadores e criam processos participativos, que envolvem os alunos.
Por dentro da escola
Funec Centec
360 alunos
60 professores (a maioria especialistas e cinco com mestrado)
Feito: a melhor escola pública – à exceção das federais – no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Sucesso: Equipe de professores e bom nível dos alunos
Palavra de especialista
O segredo está nas pessoas
FERNANDO KUTOVA
Diretor da Conexa Eventos e organizador do Educativa 2015
“Como explicar que localidades com baixos índices de IDH consigam, com todas as condições desfavoráveis, proporcionar a formação de notáveis estudantes? A resposta é complexa, mas há um padrão entre essas instituições que se sobrepõem ao cenário de adversidades: a gestão de pessoas.