O educandário – que dispõe de apenas 10 salas – aprimora o conhecimento de seus 610 alunos (turnos da manhã e da tarde) com criatividade e boas práticas de estímulo à leitura, fomentada por meio de dois projetos: Ciranda de livros e Resgate. Também implantou o projeto Dupla compensada, que usa a solidariedade como ferramenta para a aprendizagem. A estratégia funciona da seguinte forma: em sistema de duplas, alunos com melhor aproveitamento auxiliam os colegas com baixo desempenho.
A diretora Mirtes Fiel Rodrigues lembra a dificuldade que é lidar com alunos que não podem contar com a ajuda dos pais, devido ao trabalho e até mesmo à falta de instrução dos adultos, fatores que os impedem de acompanhar o desempenho escolar dos filhos. “Mesmo assim, procuramos, ao máximo, o envolvimento da família na vida escolar das crianças. Sempre convidamos os pais a participar das reuniões na escola. Quando eles não comparecem, insistimos com o envio de bilhetes até o momento que nos atendem. Procuramos mostrar para eles que a educação é a única forma de transformação das pessoas”, afirma Mirtes.
A diretora considera o incentivo à leitura uma das mais bem-sucedidas ações para a melhoria do processo de aprendizagem. Por intermédio do projeto Resgate, desenvolvido na biblioteca da escola, é feito o trabalho com os alunos que têm dificuldade de leitura. A ação envolve professores que, eventualmente, por recomendação médica, precisam se afastar do contato direto com os alunos na sala de aula.
Histórias infantis Já o Ciranda de Livros funciona da seguinte forma: os alunos recebem obras de literatura infantil e levam para ler em casa. Depois, com a participação dos pais, contam as histórias na sala de aula, o “reconto”. O projeto é considerado fundamental para a melhoria da leitura e do desempenho no Ideb dos alunos da Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso. A iniciativa foi criada há cinco anos.
“A proposta é despertar o interesse dos alunos, de maneira que eles vejam a leitura como uma satisfação e não como cobrança da escola, mas, também envolvendo a família”, afirma a supervisora pedagógica Ailde Leite Fonseca, que idealizou e implantou o projeto, com apoio dos professores e da direção do educandário. Ailde ressalta que a melhoria da leitura interfere diretamente no processo de aprendizagem. “O aluno que lê bem adquire facilidade nas diversas disciplinas”, avalia a pedagoga. Ela também salienta que o projeto eleva o grau de satisfação dos professores.
Por dentro da escola
Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso
610 alunos do 1º período ao 5º ano
10 salas de aula
Feito: Alcançou o índice 6.9 no Ideb 2013
Sucesso: Crianças envolvidas com a leitura e melhoria do aprendizado em todas as disciplinas