As altas temperaturas vieram para ficar nos próximos meses, e as pessoas devem tomar cuidados extras com a hidratação, proteção de pele e alimentação. Tudo por causa da intensidade do fenômeno climático El Niño, que em 2015 foi classificado como o segundo mais quente em 65 anos e vai manter elevadas as temperaturas no estado durante toda a primavera e parte do verão. Ontem, por exemplo, em Belo Horizonte, os termômetros registraram 35°C na Pampulha.
O médico de família e comunidade André Christiano dos Santos alerta para os dois principais males desse período mais quente: “A desidratação e a exposição excessiva ao sol podem até resultar em atendimentos de emergência”, destaca. E, segundo Santos, crianças e idosos estão dentro de um grupo de risco. “A criança, na maioria das vezes, não pede líquidos. Os idosos têm uma menor sensação de sede.”
Com relação à hidratação, André Christiano sugere líquidos naturais, como água e sucos de fruta. “Em bebidas artificiais há conservantes, entre outros produtos químicos, e a sensação de sede saciada é falsa. Nos refrigerantes, por exemplo, a taxa de sódio é alta.” E para quem pensa que está se hidratando com bebidas alcoólicas, como a cerveja, o médico chama a atenção para o efeito diurético, que vai apenas contribuir para uma rápida desidratação.
André Christiano explica que a exposição prolongada ao sol, mesmo com a pessoa dentro d’água, pode causar queimaduras de imediato.
Leia Mais
Belo Horizonte e região metropolitana já registram chuva forte nesta sexta-feiraChuva fraca ameniza calor em BH e cidades da região metropolitanaCalor recorde em Belo Horizonte rende memes e publicações cheias de humorPrimeiro dia da primavera é com calor e tempo seco em Belo HorizonteAcompanhe em tempo real a Praia da Estação, na SavassiBelo Horizonte tem maior temperatura de outubro e calor continua à noite, com registro de 29ºC por volta das 20hCalor tira pessoas de casa em busca de áreas abertas e frescas em Belo HorizonteQualidade do ar de BH não é boa em um terço do ano Grande BH amanhece com céu nublado e queda de temperaturaMas, apesar dos riscos que um sorvete pode representar, foi a esta guloseima que a dona de casa Jusciléia Pereira da Silva, de 32 anos, e os filhos Victor, de 13, e Fred, de 6, recorreram para minimizar o calor. Como todos estavam bem, não havia o perigo de qualquer doença. “Fui ao cinema com as crianças e, voltando para casa, parei para tomar o sorvete bem ao lado da fonte de água. O calor não está fácil. Prefiro o tempo frio.”
A administradora de empresas Carolina Ferreira, de 29, foi à Praça da Liberdade para fugir do calor em casa e levou a melhor amiga, a cadela Amélie. “Em casa, estava muito quente e a Amélie estava impaciente. Vim para a praça, que é mais aberta e tem muita sombra.
PREVISÃO O meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo, destaca que o ar descendente do fenômeno El Niño dificulta a formação de nuvens e a chegada de frentes frias. “Este ano, o El Ninõ apresenta níveis mais altos de temperatura. Será uma primavera bem quente. Em 25 de setembro, registrou-se recorde dos últimos 100 anos para o mês, com máxima de 36,9°C na capital.”
De acordo com Ruibran, na Zona da Mata e, possivelmente, no Leste mineiro, podem ocorrer chuvas moderadas, porém constantes, até a terça-feira, somando até 50 milímetros de precipitação. “Na Região Central e Sul, há possibilidade de chuvas ocasionais e isoladas, de baixa intensidade. A partir da quarta-feira, volta a esquentar, até o sábado. No feriado, a chegada de uma frente fria repete o quadro climático”, explicou.