Moradores de Venda Nova, em Belo Horizonte, relatam que o abastecimento de água permanece comprometido na região nesta terça-feira. Ontem, moradores da região, que dizem estar há uma semana com as torneiras secas, fecharam ruas de dois bairros em protesto.
O progamador de sistema Wendel de Oliveira, morador do Bairro Esplendor, reclamou que o problema tem afetado sobretudo quem reside nas partes altas. Segundo ele, a pressão da água está muito reduzida, comprometendo o abastecimento nos reservatórios das casas.
Oliveira contou que está sem água na casa onde mora com dois filhos e outras três pessoas. "Quando chega água, ele vem da rua. Na caixa não tem", denunciou.
A escassez do recurso mudou a rotina da família e os obrigou a recorrer a vizinhos. "Para o consumo, a gente tem comprado água. Os banhos têm sido rápidos e a gente tem buscado água nas casas onde ainda tem. Vamos no improviso".
Nessa segunda-feira, a Copasa informou que o intenso calor dos últimos dias ocasionou o aumento de consumo em bairros de Venda Nova. “A empresa está monitorando o sistema e fazendo intervenções nas redes que abastecem os bairros localizados nas partes altas, como é o caso do Jardim dos Comerciários, Jardim Europa e Nova York, para disponibilizar mais água para a população”, diz nota da concessionária. A previsão era que até o fim da tarde de ontem o abastecimento fosse normalizado.
Além de Venda Nova, moradores de Santa Luiza e Lagoa Santa, na Grande BH, disseram ao Em.com.br estar sem água. A reportagem voltou a entrar em contato com a empresa e aguarda uma resposta.