Começou nesta terça-feira a campanha “Faz isso Não”, idealizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), que tem o objetivo de conscientizar os passageiros sobre o uso correto do sistema BRT Move, na Capital e Região Metropolitana.
A campanha ajudará aos usuários a se adaptarem ao sistema do Move, que trouxe mudanças no sistema de transporte coletivo como as pistas exclusivas, além do sistema automático de embarque e desembarque de passageiros. Os sindicatos planejam orientar os usuários sobre o uso adequado do sistema de transporte e mudanças de atitude para evitar acidentes e preservar os ônibus, terminais, estações e plataformas.
Um dos pontos da campanha alerta para uma antiga dificuldade dos usuários: esperar os passageiros saírem do coletivo, para depois entrarem. Apesar de o veículo só arrancar quando todos os passageiros estão embarcados, ainda ocorrem muitos acidentes envolvendo esse comportamento. Empurrões e quedas, por exemplo, podem ocorrer devido à pressa de passageiros para entrar no veículo. Outras consequências são o atraso do embarque dos usuários, a saída dos coletivos e o aumento do tempo da viagem.
Três tipos de cartazes serão afixados nos ônibus e também serão distribuídos folhetos e cartilhas educativas nos terminais.
A campanha ajudará aos usuários a se adaptarem ao sistema do Move, que trouxe mudanças no sistema de transporte coletivo como as pistas exclusivas, além do sistema automático de embarque e desembarque de passageiros. Os sindicatos planejam orientar os usuários sobre o uso adequado do sistema de transporte e mudanças de atitude para evitar acidentes e preservar os ônibus, terminais, estações e plataformas.
Um dos pontos da campanha alerta para uma antiga dificuldade dos usuários: esperar os passageiros saírem do coletivo, para depois entrarem. Apesar de o veículo só arrancar quando todos os passageiros estão embarcados, ainda ocorrem muitos acidentes envolvendo esse comportamento. Empurrões e quedas, por exemplo, podem ocorrer devido à pressa de passageiros para entrar no veículo. Outras consequências são o atraso do embarque dos usuários, a saída dos coletivos e o aumento do tempo da viagem.
Três tipos de cartazes serão afixados nos ônibus e também serão distribuídos folhetos e cartilhas educativas nos terminais.