A praça é de todos. A frase pôde ser ouvida, nesta terça-feira, no discurso do presidente Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), que entregou oficialmente à população, a Praça Carlos Chagas, ou como é popularmente conhecida, Praça da Assembleia. O espaço passou por uma requalificação e, após 16 meses em obras, agora atende uma antiga demanda dos frequentadores, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011.
Leia Mais
Moradores do entorno da Praça da Assembleia recomeçam a frequentar o espaçoPraça da Assembleia sofre com vandalismo antes mesmo de ter revitalização concluídaPraça da Assembleia será tomada por voluntários neste sábadoPopulação volta a se apropriar do espaço revitalizado da Praça da AssembleiaVisitantes aprovam revitalização da Praça da AssembleiaFrequentadores aprovam nova Praça da AssembleiaNa solenidade desta terça-feira, ainda estiveram presentes, o prefeito da Capital, Marcio Lacerda, além de autoridades estaduais e municipais. A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar realizou uma apresentação com um repertório de trilhas sonoras de cinema e canções populares nacionais e internacionais. O padre José Geraldo Sobreira, da Arquidiocese de Belo Horizonte, deu uma bênção ao local.
Para o presidente da ALMG, o objetivo de cuidar do espaço, juntamente com a prefeitura da capital, é um compromisso da casa Legislativa. “Criei meu filhos aqui e é um orgulho poder entregar às famílias um local em que possam conviver com felicidade e harmonia”, ressaltou.
Monumento homenageia novos doadores de órgãos
Antes da solenidade de inauguração da Praça da Assembleia, foi realizada cerimônia para marcar a inclusão de placas no monumento em homenagem aos doadores de órgãos e tecidos, que fica nos jardins do Hall das Bandeiras. Inaugurado em 2014, o monumento foi desenvolvido pelo artista plástico Leo Santana e reúne duas estátuas de bronze e um piso de placas de aço, nas quais estão inscritos nomes de doadores. A partir da autorização dos familiares, foram instaladas placas com 307 novos nomes.
O diretor do Complexo MG Transplantes, Omar Lopes Cançado Júnior, destacou que Minas Gerais é o terceiro Estado em número de transplantes de órgãos. Apesar disso, cerca de 3 mil pessoas ainda aguardam na fila de doação. “Por isso, é importante homenagear essas pessoas, pois esse ato multiplica vidas”, disse. Ele destacou que cada pessoa que deseja doar precisa conversar com seus familiares para permitirem a doação.
Ex-presidente da ALMG é homenageado
Momentos antes, foi realizada cerimônia de inauguração do retrato de Dinis Pinheiro na galeria que homenageia os ex-presidentes da ALMG, no Salão Nobre. O ex-presidente disse que sua passagem pela ALMG representou um capítulo especial em sua vida. Fazendo um balanço de sua atuação, afirmou que buscou em sua gestão “tornar o Legislativo mineiro mais missionário e cidadão”. (Com ALMG)