A Praça Carlos Chagas (Assembleia), no Santo Agostinho, Centro-Sul de Belo Horizonte, foi reaberta ontem. Com ampliação do espaço, o projeto manteve a originalidade do paisagismo de Burle Marx, das calçadas portuguesas e do coreto, mas também trouxe novidades, como playground de piso emborrachado, aparelhos de ginástica, fontes de água interativas e iluminação de led, que incentiva o uso noturno. Quem esteve à noite na reinauguração aprovou e considerou que valeu a pena a espera de um ano e três meses para a revitalização da praça.
Leia Mais
Cerimônia e homenagens marcam entrega da Praça da Assembleia após revitalizaçãoPraça da Assembleia, em Belo Horizonte, será reinaugurada nesta terça-feiraPraça da Assembleia sofre com vandalismo antes mesmo de ter revitalização concluídaMoradores do entorno da Praça da Assembleia recomeçam a frequentar o espaçoPraça da Assembleia será tomada por voluntários neste sábadoPopulação volta a se apropriar do espaço revitalizado da Praça da AssembleiaVisitantes aprovam revitalização da Praça da AssembleiaA advogada Camila de Freitas, de 33, parou para admirar o imenso painel instalado próximo à Igreja Nossa Senhora de Fátima, que ainda está sendo finalizado. “Valeu a espera, pois tudo está muito bonito. Houve um cuidado em oferecer um espaço para lazer, mas também para atividade física”, avaliou Camila. Sua mãe, Cláudia Márcia, de 57, também aprovou a requalificação da área, mas com uma ressalva: “Apenas penso que o painel ficou muito próximo à igreja, que já estava incorporada à paisagem da praça e agora fica escondida”.
O casal de dentistas Henrique e Samira, ambos de 36, já admite que será frequentador assíduo. O motivo, é o pequeno Pedro Henrique, de um ano, filho do casal, que ontem mesmo quis brincar na fonte, apesar de ser noite e o tempo estar mais fresco. “Crescemos na região, e a praça faz parte da nossa história. Agora, que mudamos para um prédio vizinho, fica bem fácil vir com o Pedro, que gostou da praça”, disse Henrique.
A revitalização da Praça Carlos Chagas foi feita em parceria entre a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Belo Horizonte. Na solenidade de entrega, o prefeito Marcio Lacerda falou da importância da união dos dois poderes e a sociedade civil para a execução da obra. “É um momento de alegria, de conquista, do cuidado cada vez melhor desse espaço público que é de todos nós”, pontuou Lacerda.
O presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB) também exaltou o novo espaço. “Criei meus filhos aqui e é um orgulho poder entregar às famílias um local em que possam conviver com felicidade e harmonia”, ressaltou.
PESQUISA A reforma levou em conta sugestões dos moradores do entorno, apresentadas em pesquisa realizada em 2011. Alguns dos ganhos que a obra trouxe são iluminação de led, com 198 postes (84 a mais que antes da reforma), três bebedouros, mais aparelhos para ginástica e um circuito de caminhada com 700 metros. Na nova praça, o piso também foi reformado. Em seu entorno, foram construídas, ainda, rampas e elevações para travessia de pedestres e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O local ganhou, ainda, bicicletário e novas mesas de xadrez. Além disso, conta com novo paisagismo com fontes luminosas, 102 novas árvores, 56 na praça e 46 no entorno, irrigação automatizada com mais aspersores.