(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parentes e amigos de pilotos intensificam buscas para localizar aeronave desaparecida

Amigo conta que já passou um susto pilotando a mesma aeronave em 2011. Ele conta que anoiteceu e o painel apagou em pleno voo


postado em 07/10/2015 16:56 / atualizado em 07/10/2015 19:56

O avião, que na foto aparece no Aeroporto Carlos Prates, em BH, desapareceu minutos depois de decolar do aeroporto de Caratinga, indo para Pará de Minas(foto: Divulgação/Álbum de Família)
O avião, que na foto aparece no Aeroporto Carlos Prates, em BH, desapareceu minutos depois de decolar do aeroporto de Caratinga, indo para Pará de Minas (foto: Divulgação/Álbum de Família)
Parentes e amigos do piloto João Paulo Gomes Araújo, de 26 anos, se mobilizam para tentar localizar o avião em que ele viajava e que está desaparecido desde as 11h30 de terça-feira, quando decolou do aeroporto de Caratinga, no Vale do Rio Doce, com destino a Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, onde deveria ter chegado às 13h. O monomotor prefixo PT-NKU pertence a João Paulo e era pilotado pelo amigo, Fausto Mesquita. “Tem muita gente rodando o trecho de carro e de avião, mas, por enquanto, nada de notícia dele. São vários amigos deles que são pilotos e estão sobrevoando a região”, disse o tio de João Paulo, o empresário Geraldo Sabino de Araújo, de 60, diretor de uma distribuidora de bebidas da família.

O Estado de Minas teve acesso a um áudio em que um piloto que participa das buscas fala dos seus esforços para encontrar os desaparecidos. “O avião do salva-aéreo refez a provável rota deles umas seis vezes e não achou. Sobrevoou a serra ali em Ouro Preto e não viu nada. Agora, está indo para o plano B, que talvez ele possa ter contornado o terminal por cima, pelo setor Norte. Ele vai passar ali por dentro, por Conceição do Mato Dentro e Serra do Cipó para ver se acha a aeronave por lá. Até agora, nem rastro”, diz a mensagem.

Força Aérea Brasileira (FAB) também faz buscas sobrevoando a região. Segundo o tio, João Paulo é solteiro e mora com a mãe. “Ele perdeu o pai dele em 21 de agosto, vítima de câncer”, contou o tio. Segundo ele, não chovia quando o avião decolou e a família está esperançosa de encontrar o piloto e o proprietário bem.

João Paulo Gomes Araújo acompanhava o amigo Fausto Mesquita, que pilotava a aeronave(foto: Arquivo pessoal/divulgação)
João Paulo Gomes Araújo acompanhava o amigo Fausto Mesquita, que pilotava a aeronave (foto: Arquivo pessoal/divulgação)
O piloto Dennis Campos, que mora em Belo Horizonte, é amigo dos desaparecidos e conta que os dois moram em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. “Fiquei sabendo do desaparecimento do avião ontem por volta das 16h, quando grupos formados por pilotos no whattsapp e no facebook comentaram sobre a possível queda de um avião", disse Dennis, que pilotou o avião desaparecido em 2011 e conta que já passou um susto com ele. “Eu estava voando e escureceu. Liguei o painel e ele apagou comigo em pleno voo. Essa aeronave é feita para voar de dia e com tempo bom", disse Dennis. Segundo ele, a região de Caratinga tem muitas montanhas, o que pode dificultar as buscas. "Eu não aconselharia voar com aquele monomotor com tempo ruim, sendo que alguns instrumentos não estavam funcionando bem", disse o amigo.

Dennis confirmou que o avião desaparecido está com o documento de Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencido em agosto. “É por isso que não poderiam fazer o plano de voo. Estavam indo para o aeroporto de Pará de Minas para renovar a documentação. E para isso, teriam que levar a aeronave de qualquer maneira, porque lá os mecânicos olham e deixam tudo pronto para o voo. Além disso, parece que já havia lá um possível comprador para a aeronave”, contou o amigo.

O administrador aeroportuário do Aeroporto de Pará de Minas, Gustavo Melo Faria, conta que o monomotor saiu do ponto de origem por volta das 11h30 com pouso previsto na cidade para as 13h. Eles aguardaram cerca de quatro horas para o caso de ter acontecido algum imprevisto, como atraso ou parada para reabastecer. Às 17h, eles entraram em contato com o Comando Aéreo Regional (Comar), em Belo Horizonte, para solicitar uma equipe de resgate para fazer o caminho inverso de Pará de Minas até o local da decolagem.

Piloto e dono do avião, Fausto Mesquista levava sua aeronave para vender em Pará de Minas(foto: Divulgação/Álbum de família)
Piloto e dono do avião, Fausto Mesquista levava sua aeronave para vender em Pará de Minas (foto: Divulgação/Álbum de família)
Dennis conta que as famílias dos pilotos foram avisadas logo depois que um mecânico telefonou para um amigo de Governador Valadares, às 16h, falando que o avião não havia chegado em Pará de Minas. Os celulares de João Paulo e Fausto estavam sem sinal, o que aumentou ainda mais o desespero dos parentes e amigos. Por volta da 1h30 desta quarta-feira, uma equipe da Força Aérea da capital chegou à região e as buscas começaram às 5h30.

Fausto é divorciado, tem 35 anos e um filho, segundo Dennis. “O aniversário dele é agora dia 16”, contou o amigo. João Paulo é o caçula do empresário José Carlos Araújo, que também era piloto e morreu em agosto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)