O mistério da localização da aeronave prefixo PT-NKU que desapareceu após decolar do aeroporto de Caratinga, no Vale do Rio Doce, com destino a Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, continua. A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Corpo de Bombeiros encerraram, sem sucesso, o segundo dia de buscas pelo avião nesta quinta-feira. Os trabalhos vão retornar na manhã de quinta-feira. No monomotor estavam dois ocupantes, Fausto Mesquita e João Paulo Gomes Araújo, de 26 anos.
As buscas desta quarta-feira começaram às 6h. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros seguiu para Serra do Caraça, em Catas Altas, na Região Central de Minas, onde fizeram buscas. Dez militares da Força Aérea Brasileira já estavam na região desde quarta-feira. Segundo a FAB, os trabalhos se concentraram em fazer as rotas que poderiam ter sido feitas pelo piloto e também nos arredores de Caratinga. A aeronave SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano (FAB) realizou dez horas de voo e a área coberta pelo avião ultrapassou mil quilômetros quadrados. Na terça-feira, os militares percorreram uma área com cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados.
Os trabalhos foram interrompidos com o pôr do sol. Os militares ainda não conseguiram identificar sinais que podem levar até a aeronave. As buscas vão iniciar por volta das 6h de quinta-feira. Ainda não foi passada a estratégia que será utilizada e nem o local onde irão acontecer.
A aeronave era pilotada por Fausto Mesquita, que estava acompanhado de João Paulo, proprietário do monomotor e que também é piloto. O avião decolou do Aeroporto de Caratinga as 11h30 de terça-feira com destino a Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, onde deveria ter chegado às 13h. Somente às 17h, o Comando Aéreo Regional (Comar), de Belo Horizonte, foi informado do desaparecimento.
Cronologia do incidente com o avião desaparecido
-Avião monomotor prefixo PT-NKU decola às 11h30 de terça-feira do aeroporto de Caratinga, no Vale do Rio Doce, com destino a Pará de Minas, Centro-Oeste do estado.
-A aeronave era pilotada por Fausto Mesquita, que levava o aparelho para regularizar a documentação e negociar a sua venda. O dono e também piloto João Paulo Gomes Araújo viajava como passageiro.
-Avião deveria ter pousado às 13h em Pará de Minas.
-Às 17h, o Comando Aéreo Regional (Comar), de Belo Horizonte, é informado do desaparecimento.
-Equipes de resgate são mobilizadas para fazer o caminho inverso de Pará de Minas até o local da decolagem.
-Famílias dos pilotos são avisadas por volta das 16h. Celulares dos pilotos dão sinal de desligado.
-Por volta da 1h30 de ontem, uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) chega à região e as buscas começaram às 5h30.
-Parentes e amigos dos desaparecidos se mobilizam para tentar localizar o avião, fazendo buscas aéreas e de solo na possível rota da aeronave que sumiu.
-Como as buscas são visuais, FAB suspende os trabalhos ao anoitecer.
-Avião C 105 Amazonas, do Esquadrão Pelicano de Campo Grande (MS), próprio para buscas e salvamento, retorna para Belo Horizonte. Buscas foram ser retomadas nesta quarta-feira.
-Buscas tentam rotas alternativas que o piloto possa ter realizado. Bombeiros ajudam nos trabalhos
-Trabalho é encerrado sem sucesso. Buscas voltam na quinta-feira