Quem gosta de natureza e de aves pode participar neste sábado do Big Day Brasil Primavera, iniciativa conjunta do Observatório de Aves do Instituto Butantan, em São Paulo, da PuC Rio, Avistar Brasil e Save Brasil, instituições voltadas para a observação e a preservação da avifauna brasileira. A proposta é simples: as pessoas estão convidadas a observar o maior número possível de aves e publicar seus registros no site eBird Brasil (https://ebird.org/content/brasil/). Para informar seus registros, a pessoa deve se cadastrar no site, processo simples e rápido. O prazo para que os registros sejam publicados vai até a próxima quinta-feira.
O principal objetivo do Big Day Brasil Primavera é auxiliar cientistas e ornitólogos a coletar informações que vão ajudar na pesquisa, proteção e conservação das aves. A iniciativa se inspira no Big Day, criado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, no estado de Nova York, há 30 anos. Em 9 de maio desse ano, foi organizado o primeiro Global Big Day, com a participação de observadores de aves e pesquisadores de várias partes do mundo. O Brasil, que tem grande diversidade de aves, ficou em segundo lugar no número de aves observadas, com 1.125 espécies catalogadas.
Como maio é um mês de pouca atividade de aves no país, os organizadores do Big Day Brasil decidiram fazer o evento na primavera, período de reprodução e de muita movimentação das aves, e 10 de outubro foi a data escolhida. A meta é chegar a 1.700 espécies observadas. E quem participar não precisa ser um birdwatcher experiente: Pode observar os pássaros no quintal de sua casa ou na praça onde costuma caminhar e publicar os dados no eBird.
Com essa participação voluntária, as pessoas vão contribuir para ampliar o banco de dados do eBird, programa de listas online que permite a observadores de aves e cientistas acesso a esses dados em tempo real, podendo se informar sobre a abundância ou o risco de extinção das espécies e sua distribuição espacial e temporal. O eBird foi criado em 2002 pela Universidade de Cornell e pela National Audubon Society, entidade internacional não lucrativa, fundada em 1905, voltada para a preservação da natureza, em especial as aves.
Álbum virtual
Longe dos propósitos científicos, na atmosfera da diversão e das redes sociais, outro belo catálogo de pássaros foi construído entre 2 e 9 de outubro. Os artífices da empreitada foram os participantes da campanha Pássaros no EM, lançada pelo @eimagem (conta do Estado de Minas no Instagram).O concurso convidou os os seguidores do perfil a postarem na rede social fotografias de aves em ângulos pitorescos com a hashtag #PássarosNoEM. As dezenas de cliques publicados formam um viçoso e peculiar passaredo, composto de corujas, papagaios, araras, garças, pombos e outras adoráveis criaturas do gênero.
As melhores imagens foram reunidas num especial, que pode ser acessado aqui, ou, apenas por assinantes, no aplicativo do EM para tablets e smartphones, bem como no endereço www.digital.em.com.br.
Memórias do ninho
O tema do próximo do concurso, que começa hoje, são os bons tempos de “filhote” que todo marmanjo já viveu. Participar é simples e divertido como jogar de amarelinha. Primeiro, siga o @emimagem no Instagram e tire o moleque que mora em você do castigo. Depois, é só postar um clique feito na infância na rede social acompanhada da tag #CriançaFelizNoEM. As melhores imagens estarão aqui no próximo sábado. Até lá!