Calor acima dos 30 graus, segunda-feira de feriado, além de pais e filhos dispostos a aproveitar o Dia das Crianças em família. A combinação foi perfeita para lotar parques, praças e áreas de lazer de Belo Horizonte – especialmente aqueles em que a proximidade com a água ajudava a driblar os efeitos do sol. A Região da Pampulha, parques como o Municipal e o das Mangabeiras e praças da capital foram pontos de encontro de crianças e adultos para aproveitar o último dia do feriadão na capital.
Na Praça Rui Barbosa, integrantes do movimento Praia da Estação comemoram ontem a volta à operação da fonte, que estava desativada desde novembro de 2013. No primeiro fim de semana do mês, o grupo havia se deslocado para a praça da Savassi. No mesmo dia, os aspersores do espaço na área central voltaram a funcionar.
Desde o dia 3, a fonte da Praça da Estação funciona diariamente em três horários: das 9h às 11h, das 13h às 16h e das 19h às 21h. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a fonte ficou parada para manutenção no mecanismo das bombas. “Fiquei sabendo que o pessoal viria para cá. Não faço parte do movimento, mas sou a favor das ocupações dos espaços públicos”, disse a estudante Ymaé Eliza, de 15 anos.
No Parque das Mangabeiras, o cardápio de atrações era para os pequenos, no 29º Fantástico Mundo da Criança.
Jéssica Maia Fonseca de Oliveira, de 12 anos, aproveitou o pula-pula. Entre um salto e outro, uma pirueta no ar. “É a primeira vez que venho a este parque.
Muitos adultos mataram saudade do tempo em que brincavam no parque. É o caso do economista Luís Fernando de Antônio, de 38, que veio de Macaé com a mulher, Bárbara Gomes, de 35, para apresentar o parque ao filho Guilherme, de 2. “Sou natural de BH, mas vivo em Macaé. Quando era criança, eu vinha muito. Hoje trouxe meu filho para conhecer”, disse o empresário.