Onça-parda, lobo guará, tatu, uma infinidade de pássaros e borboletas podem ser encontrados na Mata do Jambreiro, reserva particular do patrimônio natural (RPPN) localizada em Nova Lima. A mata pode ser visitada com a ajuda de guias da Vale, que mantém na região o Centro de Proteção e Educação Ambiental da Mata do Jambreiro (CPEA). Local bastante visitado por estudantes, a partir desta semana o centro está aberto a todos os interessados e poderá ser visitado de segunda a sexta, das 8h às 15h, mediante agendamento.
A área protegida equivale a 1 mil campos de futebol. São 912 hectares de mata secundária na transição entre o cerrado e mata atlântica. Antes de chegar à trilha, o visitante poderá visitar o Espaço Onça-parda, que abriga exposição sobre o minério de ferro, mapa do Quadrilátero Ferrífero, terreno geológico onde a reserva se encontra. Também estão disponíveis informações sobre a fauna e flora do Jambreiro. A criançada se encanta com o Espaço Pau-Brasil, onde há exposição de insetos, sementes e plantas da mata. Uma infinidade de borboletas coloridas e translúcidas e besouros de tamanhos diferentes são atrações a parte. No Espaço Lobo-guará, a beleza fica por conta do orquidário.
A reserva conta com duas trilhas: Águas Claras, com 1 quilômetro e 135 metros, e Onça-parda, com 1 quilômetro e 185 metros. Apenas a trilha Águas Claras está aberta à visitação. Totalmente sinalizada e com corrimões, a trilha guarda espécies de copaíba, bicuíba, angico-rosa, samambaiuçu e pau-brasil. De nível de dificuldade moderado, pode ser feita por pessoas acima de 12 anos. Quem é amante de passarinhos pode aproveitar para observar as espécies, como tangará-dançarino, bonito-do-campo e saíra-azul. Já o casal de onça-parda que foi visto na reserva e o lobo guará são mais difíceis de serem observados.
Serviço
Agendamento de vistas ao CPEA
As visitas guiadas em grupo acontecem de segunda a sexta, entre 8h e 15h, e precisam ser agendadas
Contato: (31) 9663-5264