Os mineiros podem se preparar para enfrentar muito calor e baixa umidade do ar nesta semana. Uma massa de ar quente está atuando em Minas Gerais, o que impede a aproximação de frentes frias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os termômetros vão marcar temperaturas elevadas que podem superar os 40º C. Nesta terça-feira, a temperatura ficou em 33º em Belo Horizonte. A capital mineira está em estado de alerta por causa da baixa umidade, que chegou a 20%. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu alerta para o tempo seco até a próxima sexta-feira.
Os dias ensolarados devem continuar até a próxima semana. Não há previsão de chuva. “A massa de ar seco que está atuando, vem impedindo a chegada de outras frentes. Por isso, teremos o predomínio de dias quentes e baixa umidade do ar. Em algumas cidades, pode chegar até 10%”, explica o meteorologista Cleber Souza, do 5º Distrito do Inmet.
Nesta terça-feira, os termômetros já marcaram temperaturas altas nos municípios mineiros. A maior foi registrada em Ituiutaba, na Região do Triângulo mineiro, os termômetros marcaram 37ºC. Ao longo da semana, municípios do Triângulo e Noroeste podem ter temperaturas acima de 40 ºC.
Outra preocupação é com a baixa umidade do ar. A capital mineira registrou índice de 20%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Abaixo de 30%, já é prejudicial para a saúde. Em todo o estado, o menor valor foi registrado em Chapada Gaúcha, na Região Norte, que ficou em 11%.
Veja dicas para combater o tempo seco
- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação;
- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evitar frituras;
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia (190)