Um incêndio de grandes proporções consome a Serra do Curral na noite desta terça-feira no Comiteco, Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Moradores informaram que as chamas se alastraram rapidamente pela mata. Militares do Corpo de Bombeiros chegaram ao local duas horas depois do início do fogo. A corporação afirma que não tinha viaturas disponíveis. Por volta das 21h, o fogo se aproximou das residências e chegou a atingir a lateral de um imóvel na Rua João Ceschiatti.
Fez imagens do incêndio? Mande para o Whats App do Estado de Minas no número (31) 98502-4023
As chamas, que estavam concentradas na parte alta do Bairro Comiteco, próximo a caixa d'água da Copasa, se aproximaram da área mais baixa, onde ficam as residências. O fogo, que começou por volta das 18h40, se alastrou rapidamente por uma vegetação rasteira que está seca. “O pessoal avistou lá em cima e me avisou. Fiz contato com o Corpo de Bombeiros e me informaram que já tinha seis chamados. Até 20h15, nada deles chegarem”, reclamou o segurança Wallace Marques, de 19 anos, que trabalha na Rua Germano Chatti.
Morador há 11 anos da região, o advogado Marcus Freitas reclama da falta de prevenção contra incêndios. “Temos aqui uma reserva ecológica e todo ano é isso nesta época de seca. Acionamos os bombeiros e sempre é essa demora. Não existe um trabalho de prevenção. Temos ali em cima uma caixa d'água da Copasa, ironicamente. Poderíamos ter um sistema de prevenção de água como bombeamento de água”, afirmou.
Segundo o advogado, animais são prejudicados com os incêndios. “Temos muitos animais silvestres, muitos pássaros da fauna. Infelizmente isso tudo é perdido todos os anos. E temos bem perto, na Rua Piauí, um quartel do Corpo de Bombeiros”, comentou Marcus Freitas.
Por meio das redes sociais, internautas lamentaram o incêndio. “Fogo na Serra do Curral. Que imagem triste”, disse Camila Navarro. “Serra do Curral está pegando fogo. Cara que isso”, comentou Nina Lebron. “Incêndio agora na Serra do Curral. MG estilo Califórnia”, afirmou Nanda.