Com riqueza de fauna e flora, a Mata do Jambreiro, em Nova Lima, engloba 912 hectares de vegetação preservada em área de transição entre os biomas cerrado e mata atlântica. O paraíso ecológico fica bem perto de Belo Horizonte, a cerca de 30 minutos do Centro, e, a partir desta semana, está aberto à visitação do público em geral. A visitação é acompanhada por guias da mineradora Vale, que mantém na região o Centro de Proteção e Educação Ambiental da Mata do Jambreiro (CPEA). O local, que já recebeu cerca de 10 mil estudantes, poderá ser percorrido de segunda a sexta, de 8h às 15h, mediante agendamento.
Leia Mais
Mata do Jambreiro é aberta à visitação públicaAve vista pela última vez há 75 anos é redescoberta em Minas GeraisOperação para combater contrabando de motocicletas tem 80 veículos retidos em MGSão avistadas espécies de copaíba, bicuíba, angico-rosa, samambaiuçu e pau-brasil. A samambaiaçu também é encontrada em toda a mata. Usada para fazer xaxim, a espécie está em extinção. A fauna também é exuberante. Onça-parda, lobo guará, tatu-galinha e, uma infinidade de pássaros e borboletas podem ser encontrados na área, que é reserva particular do patrimônio natural (RPPN) desde 1998. Os biólogos já filmaram e acompanham o casal de onça-parda que vive na reserva.
TRILHAS A reserva conta com duas trilhas: Águas Claras, com 1 quilômetro e 135 metros, e Onça-Parda, com 1 quilômetro e 185 metros.
A mata tem um importante papel no equilíbrio climático e preservação dos cursos d’água – córregos dos Carrapatos e das Águas Claras. Também compõe um corredor ecológico que permite a continuidade da biodiversidade. Por essas características, foi certificada pela Unesco como de extremo valor conservacionista.
A RPPN da Mata do Jambreiro é uma das dez primeiras unidades de conservação de Minas Gerais. A mineração ocupa 2,7% do território do Quadrilátero Ferrífero numa área de 780 mil hectares. A área ocupada pelo setor é 21,4 mil hectares.
SERVIÇO
Agendamento de visitas As visitas guiadas em grupo ocorrem de segunda a sexta-feira, entre 8h e 15h, e precisam ser agendadas. Contato: (31) 9663-5264.