Os belo-horizontinos estão sentindo na pele os efeitos negativos causados pelo excesso de calor e a baixa umidade relativa do ar neste mês de outubro. Nesta quarta-feira, os termômetros marcaram 34 °C graus na capital e a medição feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou apenas 13% de umidade relativa do ar, índice considerado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Especialistas alertam para os riscos à saúde.
Ainda conforme o Inmet, o mês de outubro de 2015 está muito abaixo do nível de chuva historicamente registrados no período. “Normalmente chove 123,1 milímetros em outubro, mas até o momento só registramos 4,2 mm. Esta chuva rápida aconteceu do dia 3 para o dia 4”, disse o meteorologista Luiz Ladeia.
Leia Mais
Homem preso em Nova Lima ameaçava crianças para receber fotos de pornografia infantilServidores da Prefeitura de Belo Horizonte decidem manter greveBebê passa mal e morre ao dar entrada em UPA de Igarapé, Região Central de MinasMães de pacientes do Hospital João Paulo II fazem protesto contra estupro de adolescenteQueda de temperatura traz alívio para Belo HorizonteTermômetros na capital mineira superam 37º C neste sábadoDemora para combater incêndio na Zona Sul chama atenção para dificuldades dos bombeirosAinda segundo o Inmet, o cenário desfavorável deverá continuar, pois não há previsão de chuva para a Região Metropolitana de Belo Horizonte para esta semana. Existe a possibilidade de uma rápida precipitação ser registrada durante o sábado no Sul de Minas, mas nada que altere o quadro de calor.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas devem evitar trabalhos ao ar livre e exercícios físicos entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e devem usar soro fisiológico nos olhos e nariz.
Veja dicas para combater o tempo seco
- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação;
- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evitar frituras;
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia (190) .