Brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros voltaram a combater incêndios que atingem unidades de conservação em Minas Gerais nesta quinta-feira. As chamas estão parcialmente controladas no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, e no Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, na Região do Rio Doce. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), o fogo atinge 15 áreas protegidas hoje.
Leia Mais
Calor e umidade muito baixa põem BH perto do estado de emergênciaDemora para combater incêndio na Zona Sul chama atenção para dificuldades dos bombeirosIncêndios atingem ao menos 15 unidades de conservação em Minas GeraisIncêndio no Rola-MoçaIncêndio segue devastando vegetação na Serra do Rola-MoçaIncêndio no Rola-Moça segue descontrolado e ameaça casasIncêndio no Parque do Rola-Moça continuaNa quarta-feira, os trabalhos foram realizados por 55 combatentes, entre brigadistas e militares. Durante o dia, uma aeronave ajudou nos trabalhos. Os serviços foram encerrados por volta das 3h30.
No pico do Ibituruna, em Governador Valadares, as chamas são combatidas desde a tarde de terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, na manhã desta quinta-feira, 22 bombeiros seguiram para o local para combater os focos. Uma aeronave deve auxiliar nos trabalhos, pois as chamas atingiram as copas de uma árvore. A expectativa é que o incêndio seja extinto ainda hoje. O fogo começou na terça-feira.
Também há problemas no entorno do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais. Brigadistas e funcionários da área de preservação combateram na quarta-feira o fogo que estava no entorno. As chamas não chegaram a atingir o parque.
Focos de calor
Neste ano, foram registrados de janeiro até ontem 6.867 focos de calor em Minas Gerais. O foco não é necessariamente um incêndio, segundo a Semad. Foram combatidos 438 incêndios dentro de unidades de conservação do estado e outros 219 no entorno das áreas preservadas. Somente em setembro, 115 queimadas foram registradas nos parques. .