Jornal Estado de Minas

Incêndios em unidades de conservação de MG voltam a ser combatidos nesta quinta-feira


Brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros voltaram a combater incêndios que atingem unidades de conservação em Minas Gerais nesta quinta-feira. As chamas estão parcialmente controladas no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, e no Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, na Região do Rio Doce. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), o fogo atinge 15 áreas protegidas hoje.

No início da manhã, o combate ao incêndio na Serra do Rola-Moça voltou na Região do Barreiro, próximo ao viaduto da linha férrea. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas estão concentradas em um local de difícil acesso e de mata fechada. Como a vegetação é densa, os militares e brigadistas têm dificuldade para apagar o fogo.

Na quarta-feira, os trabalhos foram realizados por 55 combatentes, entre brigadistas e militares. Durante o dia, uma aeronave ajudou nos trabalhos. Os serviços foram encerrados por volta das 3h30.
Segundo os bombeiros, o incêndio estava controlado, porém, nesta manhã ainda tem focos para serem combatidos.

No pico do Ibituruna, em Governador Valadares, as chamas são combatidas desde a tarde de terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, na manhã desta quinta-feira, 22 bombeiros seguiram para o local para combater os focos. Uma aeronave deve auxiliar nos trabalhos, pois as chamas atingiram as copas de uma árvore. A expectativa é que o incêndio seja extinto ainda hoje. O fogo começou na terça-feira.



Também há problemas no entorno do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais. Brigadistas e funcionários da área de preservação combateram na quarta-feira o fogo que estava no entorno. As chamas não chegaram a atingir o parque.
Outro incêndio atinge o Parque Serra Verde, na MG-010, na Região de Venda Nova. De acordo com os bombeiros, as chamas estão próximas a uma caixa d'água da Copasa. Uma viatura e o helicóptero Arcanjo já fazem o combate.

Focos de calor


Neste ano, foram registrados de janeiro até ontem 6.867 focos de calor em Minas Gerais. O foco não é necessariamente um incêndio, segundo a Semad. Foram combatidos 438 incêndios dentro de unidades de conservação do estado e outros 219 no entorno das áreas preservadas. Somente em setembro, 115 queimadas foram registradas nos parques. .