O calor sentido pelos belo-horizontinos durante o dia continua na noite desta quinta-feira, com os termômetros marcando 29ºC por volta das 20h. A umidade relativa do ar, que subiu para 28% à noite, faz aumentar a sensação térmica. De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto MG Tempo, a madrugada também será quente, com mínima entre 22ºC e 23ºC, e sensação térmica que pode ficar até dois graus superior.
Durante o dia, os belo-horizontinos sentiram novamente as altas temperaturas e os efeitos da baixa umidade relativa do ar. Nesta quinta-feira, a capital mineira registrou a maior temperatura de outubro e uma das maiores do ano, chegando à marca de 36ºC. O clima segue castigando a população, com a umidade relativa do ar em 14% à tarde e grandes amplitudes térmicas. Para os meteorologistas, o clima semelhante ao de deserto deverá continuar na próxima semana e chuvas significativas poderão chegar ao estado somente na última semana do mês.
Leia Mais
Por causa da força do El Niño, temperaturas altas serão constantes nos próximos mesesCalor obriga donos de animais a usar a criatividade para lidar com o climaTermômetros na capital mineira superam 37º C neste sábadoApós o dia mais quente da história, calor vai continuar em BH neste sábadoBelo Horizonte tem o dia mais quente da históriaTemperatura em BH bate recorde e chega a 37 grausIncêndio no Parque do Rola-Moça continuaDe acordo com o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda não houve chuvas significativas para contar no registro do acumulado mensal e o total em outubro deve ficar bem abaixo da média histórica, que é de 123 milímetros. "A massa de ar seco predomina sobre o Sudeste, na próxima semana, e impede que frentes frias cheguem à região. Chuvas significativas deverão ocorrer somente na última semana do mês", conta.
Para Minas Gerais, chuvas isoladas podem chegar um pouco antes, ainda no fim da próxima semana. Ainda segundo o meteorologista, a frente fria começa a chegar ao estado pelas regiões Sul e Zona da Mata, causando muita nebulosidade e chuvas em algumas cidades.
Incêndios
Os meteorologistas alertam para o aumento no já elevado número de focos de incêndios no estado, muitos inclusive destruindo grandes áres de vegetações.