Jornal Estado de Minas

Incêndio no Parque do Rola-Moça continua


Bombeiros e brigadistas entraram em mais um dia de combate ao incêndio que atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça desde quarta-feira. Nesta sexta, quase 100 pessoas trabalham no local. O combate ao fogo é realizado durante 24 horas, com as equipes separadas por turnos. De acordo com o Secretaria de Estado de Meio Ambiente, até ontem, Minas Gerais registrava 23 focos de incêndio.

Segundo o tenente Rodrigo César, do Batalhão de Emergências Ambientais (Bemad) do parque, bombeiros e brigadistas da Copasa, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) realizam o combate às chamas hoje. Mais cedo, 85 pessoas somavam esforços no local. Por volta das 10h, a corporação informou que já são 57 bombeiros e 41 brigadistas no parque.

Uma parte do incêndio, que estava na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, já foi controlada. Os bombeiros chegaram a combater uma linha de fogo de três quilômetros.
Nesse momento, há outra área em chamas, mas os militares ainda trabalham para mapear o trecho.

A equipe por terra usa abafadores e bombas costais para apagar o fogo. Três aeronaves lançam jatos d'água sobre a vegetação. Ainda de acordo com o tenente Rodrigo César, o terreno acidentado e o clima seco são os principais obstáculos das equipes.

Os militares também combatem um incêndio no Bairro Pireneus, Região Leste de Belo Horizonte. As chamas estão concentradas na vegetação próxima ao Minas Tênis Country Club, na marginal da via..