O calor que chegou ontem aos 36,3 graus em Belo Horizonte alcançou patamar ainda maior na tarde desta sexta-feira. Às 13h40, os termômetros marcaram 37 graus na estação de medição localizada na Região Centro-Sul, usada para fazer a média histórica. É o dia mais quente do ano, superando os 36,9 graus registrados em 25 de setembro. A umidade relativa do ar está em torno de 14%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando o índice fica abaixo de 30% já é prejudicial a saúde.
Leia Mais
Seca expõe alicerces da represa Vargem das Flores e gera novo alerta para economia de águaIncêndio no Parque do Rola-Moça continuaBelo Horizonte tem maior temperatura de outubro e calor continua à noite, com registro de 29ºC por volta das 20hQueda de temperatura traz alívio para Belo HorizonteTermômetros na capital mineira superam 37º C neste sábadoBelo Horizonte tem o dia mais quente da históriaA boa notícia é que a passagem de uma frente fria neste domingo pelo litoral de São Paulo pode aumentar a nebulosidade em BH, contribuindo para que a umidade mínima seja de 40%, melhorando consideravelmente a qualidade do ar nos próximos dias.
Em BH, o aumento da nebulosidade no domingo não está relacionado a ocorrências de chuvas.
O tempo seco permanece nos dois dias, com a umidade relativa do ar chegando aos 15% na parte da tarde, bem perto do dia mais seco do ano. Em 9 de setembro, as estações de monitoramento do clima registraram 10% em Belo Horizonte. A previsão dos meteorologistas é que chuvas significativas ocorram em todo o estado apenas na última semana de outubro. .