O incêndio que atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entre Belo Horizonte, Brumadinho e Ibirité, há três dias, segue descontrolado. As chamas se concentram próximo ao manancial da Região do Barreiro, na capital mineira. Mesmo com a atuação de mais de 100 homens no combate, as chamas chegaram a ameaçar casas. Porém, o fogo foi contido e não houve danos nem vítimas. A área destruída ainda não foi mensurada. Outras 18 unidades de conservação seguem sendo destruídas por incêndios.
O combate as chamas no parque estão sendo feitos desde quarta-feira por praticamente 24 horas por dia. O incêndio está concentrado na Região do Barreiro e nesta tarde quase atingiu alguns imóveis.
Leia Mais
Incêndio no Parque do Rola-Moça continuaIncêndios em unidades de conservação de MG voltam a ser combatidos nesta quinta-feiraDemora para combater incêndio na Zona Sul chama atenção para dificuldades dos bombeirosIncêndios atingem ao menos 15 unidades de conservação em Minas GeraisGovernador decreta situação de emergência em Minas devido aos focos de incêndioIncêndio no Parque Rola-Moça continua fora de controle depois de mais de 70 horasIncêndio segue devastando vegetação na Serra do Rola-MoçaMoradores de bairros próximo ao parque já sentem o efeito das queimadas. “Moro a uma distância de mais ou menos três quilômetros da serra. Daqui de casa, dá para ver que a serra praticamente desapareceu com a fumaça. Está abafado e dificulta para respirar”, disse a artesã Alessandra Quirino, de 42 anos. “Moro aqui há 10 anos e para mim é o pior ano de incêndios. É desesperador”, avaliou.
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad),o fogo também atinge a Área de Preservação Ambiental (APA) Alto do Mucuri, em Ladainha, o Parque Estadual Serra do Cabral, em Buenópolis, a APA Sul, na Grande BH, a Área de Preservação Rio de Todos os Santos, em Teófilo Otoni, o Parque Estadual da Candonga, em Guanhães, a Estação Ecológica Mata dos Ausentes, em Senador Modestino Gonçalves, a APA Água das Vertentes, em Serro, a Serra do Intendente, a APA Mata do Krambeck, Monumento Natural do Itatiaia, Reserva do Desenvolvimento Sustentável Veredas do Açaí, APA Rio Pandeiros.
A situação podia estar pior.