A temperatura na capital mineira manteve-se acima de 37º C na tarde deste sábado, apesar de ligeiramente menor que a máxima registrada na sexta-feira. Segundo o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 37,2º C, com a umidade relativa do ar em 13%. É a segunda maior marca da cidade desde o início da série histórica. Na sexta-feira, a máxima foi de 37,4º C. Em Campina Verde, no Triângulo Mineiro, os termômetros marcaram 41,6º C neste sábado.
A boa notícia é que neste domingo o calor deve aliviar um pouco. Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, a tendência é de queda das temperaturas em todo o estado. Em Belo Horizonte, neste domingo o céu deve ficar parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde. Tal cenário deve contribuir para redução das temperaturas.
As maiores temperaturas deste sábado em Minas Gerais foram registradas em Campina Verde (41,6ºC) e Ituiutaba (41,3ºC). Em Salinas, no Norte do estado, a umidade relativa do ar ficou em 9%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando o índice fica abaixo de 30% já é prejudicial à saúde.
Leia Mais
Temperatura em BH bate recorde e chega a 37 grausUmidade relativa do ar bate 13% em BH e temperatura seguirá alta ao longo desta semanaBelo Horizonte tem maior temperatura de outubro e calor continua à noite, com registro de 29ºC por volta das 20hFrente fria ameniza calor e traz possibilidade de chuva para BHCalor faz adultos e crianças buscarem cachoeiras, praças e parques na Grande BHNessa sexta-feira, os moradores de BH sofreram com o forte calor.
O calor vem acompanhando os belo-horizontinos há dias. Na quinta-feira, os termômetros marcaram 36,3ºC, que era a maior temperatura para o mês. Nesta sexta-feira, desde o início da manhã a expectativa aumentou para o recorde. Às 13h40, os termômetros marcaram 37ºC na estação de medição localizada na Região Centro-Sul, superando os 36,9º C registrados em 25 de setembro. A confirmação para o dia mais quente da história veio 35 minutos mais tarde, quando a estação Pampulha marcou 37,4ºC. .