A temperatura na capital mineira manteve-se acima de 37º C na tarde deste sábado, apesar de ligeiramente menor que a máxima registrada na sexta-feira. Segundo o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 37,2º C, com a umidade relativa do ar em 13%. É a segunda maior marca da cidade desde o início da série histórica. Na sexta-feira, a máxima foi de 37,4º C. Em Campina Verde, no Triângulo Mineiro, os termômetros marcaram 41,6º C neste sábado.
A boa notícia é que neste domingo o calor deve aliviar um pouco. Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, a tendência é de queda das temperaturas em todo o estado. Em Belo Horizonte, neste domingo o céu deve ficar parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde. Tal cenário deve contribuir para redução das temperaturas. Neste domingo, a máxima deve ficar entre 30ºC e 32ºC. Mas o calor volta a subir a partir de segunda-feira. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, neste sábado a máxima foi de 35,6º C. Amanhã a expectativa é de a marca ficar abaixo de 30º C.
As maiores temperaturas deste sábado em Minas Gerais foram registradas em Campina Verde (41,6ºC) e Ituiutaba (41,3ºC). Em Salinas, no Norte do estado, a umidade relativa do ar ficou em 9%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando o índice fica abaixo de 30% já é prejudicial à saúde.
Nessa sexta-feira, os moradores de BH sofreram com o forte calor. A capital mineira atingiu a maior temperatura já registrada na cidade desde 1910. Os termômetros chegaram, por volta das 14h15, a 37,4ºC na estação de medição da Pampulha. O valor superou a máxima histórica de 37,1ºC, registrada em 30 de outubro de 2012.
O calor vem acompanhando os belo-horizontinos há dias. Na quinta-feira, os termômetros marcaram 36,3ºC, que era a maior temperatura para o mês. Nesta sexta-feira, desde o início da manhã a expectativa aumentou para o recorde. Às 13h40, os termômetros marcaram 37ºC na estação de medição localizada na Região Centro-Sul, superando os 36,9º C registrados em 25 de setembro. A confirmação para o dia mais quente da história veio 35 minutos mais tarde, quando a estação Pampulha marcou 37,4ºC.