O calor deu uma pequena trégua aos belo-horizontinos neste domingo. Um frente fria se aproximou de Minas Gerais o que causou o aumento de nebulosidade. A temperatura mínima ficou em 18ºC e a máxima deve chegar a 33ºC, quatro graus a menos do que foi registrado nos últimos dois dias. Na sexta-feira, a capital teve o dia mais quente desde 1910, quando começaram a ser feitas as medidas. A umidade relativa do ar também deve ficar acima dos 30%. Há uma pequena possibilidade de chuva para a tarde.
De acordo com Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia TempoClima/PUC Minas, uma frente fria está sobre o litoral Sudeste e amenizou o clima em Belo Horizonte. “Esse sistema aumentou um pouco a nebulosidade e diminuiu o forte calor dos últimos dias”, explica. “Há uma pequena possibilidade de chuvas rápidas para a região metropolitana, mas nada significativo”, completa.
A temperatura deve cair quatro graus em relação a sábado. A mínima também caiu. Nesta madrugada, os termômetros marcaram 18ºC, três a menos do que os 21Cº registrados ontem. A umidade relativa do ar vai subir. Nos últimos dias, o índice ficou em 13%, o que configura situação de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje, ela deve subir para 35%.
No interior do estado, as regiões Sul, Zona da Mata, e Campos das Vertentes, devem ter chuva neste domingo. Já nas Regiões Norte, Noroeste e no Triângulo mineiro, as temperaturas continuam altas, em algumas cidades o valor pode superar 40ºC, e umidade relativa do ar baixa.