Somente no fim de semana, o Corpo de Bombeiros registrou 211 ocorrências de incêndio em vegetação em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana. O balanço foi divulgado pela corporação na manhã desta segunda-feira.
Conforme os militares, foram 142 incêndios no sábado e 69 no domingo. As altas temperaturas e o clima seco contribuem para a formação de focos de incêndio. No sábado, quando houve o maior registro de ocorrências do fim de semana, a temperatura em BH chegou a 37,2 graus, segunda maior marca da cidade desde o início da série histórica.
Também no fim de semana, o governador Fernando Pimentel decretou situação de emergência no estado, por 90 dias, por causa da “prolongada estiagem” em algumas regiões de Minas Gerais.
Segundo a edição extraordinária do Minas Gerais (diário oficial do estado) publicada neste domingo, a medida foi adotada por causa dos “riscos de graves danos humanos, sociais, materiais e ambientais, de impossível ou difícil reversibilidade”. Quanto às ações táticas, o decreto viabiliza a contratação extra de aeronaves e caminhões-pipa sem que seja preciso a abertura de processo de licitação. (Com informações de Andréa Silva e Pedro Rocha Franco)