O governador Fernando Pimentel (PT) aprovou integralmente o plano de ações emergenciais para reforçar as ações contra incêndios em Minas e autorizou a contratação de veículos, aeronaves e equipamentos para o combate às chamas que estão destruindo unidades de conservação no estado. A decisão foi tomada em reunião no fim da manhã desta segunda-feira, um dia depois de o governo decretar situação de emergência por causa das queimadas. Ao todo, o plano terá um custo de R$ 8 milhões.
Leia Mais
Bombeiros continuam monitorando a Serra do Rola-MoçaBombeiros registram mais de 200 incêndios no fim de semana em BH e região metropolitanaSeca põe 113 cidades de Minas em emergênciaPeríodo chuvoso recupera vegetação destruída por queimadas na Grande BH e no interiorParque Estadual do Rola-Moça e Parque Nacional da Serra do Cipó sofrem com incêndiosParque Nacional da Serra do Cipó é fechado para combate a focos de incêndioParque Nacional da Serra do Cipó deve continuar fechado para visitação nessa quarta-feiraMinistério Público aponta falta de planejamento e investimento ambiental em MinasCombate a incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó vai continuar durante a noiteIncêndio atinge o Parque Nacional da Serra do Cipó e outras 22 unidades de conservaçãoPara o trabalho em terra, o pacote inclui a locação de 12 caminhões-pipa, com canhões para lançar até 10 mil litros de água cada, e de 30 diárias de caminhonetes 4x4, para transportar motobombas com reservatório de 700 litros d'água. Os veículos serão usados, entre outras situações, para adentrar em áreas onde caminhões-pipa não têm acesso. Além disso, serão adquiridos 120 sopradores costais, usados para direcionamento do fogo; 400 kits de equipamentos de proteção individual para brigadistas e funcionários dos parques e mais 40 conjuntos de motobombas de 700 litros.
Além dessas ações, o governo decidiu hoje agilizar outra iniciativa fora do pacote emergencial: a compra de caixas d'água com capacidade para 20 mil litros, que serão instaladas na área de aeroportos estratégicos de Minas.
O governo estadual ainda vai tentar, junto à União, o empréstimo de um avião Hércules, com capacidade para carregar 11 mil litros d'água e ajudar no combate a incêndios. Outro pedido será feito à Infraero para que carros-tanque da frota desativada da empresa sejam doados para incrementar as ações em Minas. “Essas são medidas que vão ajudar bastante, pelo menos de imediato. Mas já temos que começar a pensar a longo prazo e melhorar a infraestrutura de combate a queimadas, além de equipar melhor nossos parques”, afirma o secretário..