O longo período de estiagem continua provocando danos para os moradores mineiros. O número de cidades que decretaram situação de emergência por causa da seca aumentou para 114 nesta terça-feira. O último município que entrou para a lista da Coordenadoria Estadual de Defesa Social (Cedec) foi Crisólita, na Região do Vale do Jequitinhonha. A justificativa para o pedido foi a falta de chuva. O decreto vale até 2 de janeiro deste ano.
Leia Mais
Queda de temperatura traz alívio para Belo HorizonteVisconde do Rio Branco decreta situação de emergência por causa da falta de águaLongo período de estiagem obriga ao menos 13 cidades mineiras a adotarem racionamentoImagens de satélite mostram que Sudeste do Brasil tem pior estiagem em 35 anosViçosa decreta situação de emergência por falta d'água e cogita até suspender aulasManhuaçu decreta Estado de Alerta de desabastecimento e restringe o uso de águaA escassez hídrica prejudica o abastecimento em diferentes regiões. Pelo menos 13 municípios mineiros estão em rodízio. Nesta terça-feira, Manhuaçu, na Zona da Mata, vai assinar o decreto de Estado de Emergência. Os moradores já sofrem com o racionamento há 15 dias. O abastecimento é feito por três rios, o Rio Manhuaçu, o Manhuaçuzinho e o São Sebastião. Segundo a Prefeitura, o nível do Rio Manhuaçu está 50 centímetros abaixo do vertedouro. A administração municipal informa que se não tiver chuva e o alto consumo de água dos moradores continuar, em no máximo uma semana o abastecimento será impossível.
Nessa segunda-feira, entrou em vigor o decreto de emergência pedido pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco, na Região da Zona da Mata.