O Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas, fechou suas portas para visitações a partir desta terça-feira. A entrada do público fica proibida até que o incêndio que atinge a vegetação há cinco dias seja controlado. Ao todo, 395 focos de calor, devido aos incêndios, já foram confirmados na área. Voluntários permanecem no combate às chamas, durante esta noite, em um novo foco, na Região da Farofa de Cima. No último fim de semana, foram registrados 26 focos de incêndio nas unidades de conservação estaduais. O mais grave o ocorreu no Parque Estadual do Rola Moça e destruiu 25% da área da reserva.
Leia Mais
Incêndio atinge o Parque Nacional da Serra do Cipó e outras 22 unidades de conservaçãoGoverno já põe em ação plano emergencial para combate a incêndios em Minas Bombeiros registram mais de 200 incêndios no fim de semana em BH e região metropolitanaChuva auxilia combate a incêndios e brigadistas fazem rescaldo na Serra do CipóParque Estadual do Rola-Moça e Parque Nacional da Serra do Cipó sofrem com incêndiosNo domingo, após um sobrevoo de reconhecimento, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) classificou o incêndio como nível 3.
Já nesta terça-feira, uma pista de pouso vizinha foi posta de prontidão para receber aviões air tractor, de combate às chamas, caso necessário. Ainda segundo a direção do parque, a operação conta com o apoio de caminhões-pipa das prefeituras de Jaboticatubas e Santana do Riacho para abastecimento de reservatórios a serem usados na operação.
Ajuda e doações
O Parque Nacional da Serra do Cipó e a APA Morro da Pedreira estão tomando as medidas necessárias e convocam a população local, bem como dos arredores, para atuar como voluntários no suporte à brigada ou na doação de itens como alimentos não perecíveis, água mineral, compostos para reidratação, como isotônicos e similares. Para saber como ajudar, o interessado deve entrar em contato pelo número (31) 3718-7475.
Parque Estadual do Rola Moça
O incêndio na área do parque do Rola Moça se estendeu durante seis dias, na semana passada. De acordo com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG), a área atingida foi de 1.009 hectares, o que equivale a cerca de mil campos de futebol. A área total da reserva é de 3.941 hectares. Nesta terça-feira, o fogo no parque encontra-se debelado.
Governo disponibiliza recursos
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel anunciou, na manhã de segunda-feira a liberação de R$ 8 milhões para combater os incêndios no estado.
O Governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em todo o estado em decorrência dos focos de incêndio que assolam reservas naturais e outras áreas florestais. A situação de emergência vai vigorar pelos próximos 90 dias..