Os incêndios não dão trégua em Minas Gerais. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça voltou a ser atingido por focos de queimadas nesta quarta-feira. Militares do Corpo de Bombeiros começaram o combate nesta manhã em solo e também com o uso de um helicóptero. A área de conservação teve 1.009 hectares, o que equivale a cerca de mil campos de futebol, destruídos pelo fogo na última semana. Outra área preservada que sofre com incêndio é o Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas. Brigadistas seguem tentando conter as chamas no local. Governador decretou estado de emergência.
Leia Mais
Parque Nacional da Serra do Cipó é fechado para combate a focos de incêndioCombate a incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó vai continuar durante a noiteIncêndio atinge o Parque Nacional da Serra do Cipó e outras 22 unidades de conservaçãoGoverno já põe em ação plano emergencial para combate a incêndios em Minas Incêndio em parque estadual atinge área de sítios arqueológicos em Montes ClarosPeríodo chuvoso recupera vegetação destruída por queimadas na Grande BH e no interiorIncêndio em prédio deixa quatro pessoas intoxicadas com fumaça em UbáChuva auxilia combate a incêndios e brigadistas fazem rescaldo na Serra do CipóNo Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas, a situação segue descontrolada. Brigadistas voltaram ao combate na manhã desta quarta-feira. O chefe da área de preservação, Flávio Lúcio Braga Cerezo, faz um sobrevoo na área para traçar novas estratégias. A unidade está fechada para visitação para dar mais segurança ao público.
Ao todo, 395 focos de calor foram confirmados na área desde a última sexta-feira. O fogo atingiu áreas próximas ao parque, em Morro do Pilar, Itabira, Jaboticatubas e Nova União. No domingo, após um sobrevoo de reconhecimento, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) classificou o incêndio como nível 3. Mais de 120 pessoas integram as equipes de brigadistas e voluntários que atuam no combate.
Ajuda e doações
O Parque Nacional da Serra do Cipó e a APA Morro da Pedreira estão tomando as medidas necessárias e convocam a população local, bem como dos arredores, para atuar como voluntários no suporte à brigada ou na doação de itens como alimentos não perecíveis, água mineral, compostos para reidratação, como isotônicos e similares. Para saber como ajudar, o interessado deve entrar em contato pelo número (31) 3718-7475. .