(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parque Estadual do Rola-Moça e Parque Nacional da Serra do Cipó sofrem com incêndios

Novos focos foram encontrados nesta quarta-feira no Rola-Moça. Bombeiros fazem o combate. Na Serra do Cipó, a queimada já se estende por seis dias


postado em 21/10/2015 08:32 / atualizado em 21/10/2015 08:38

Os incêndios não dão trégua em Minas Gerais. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça voltou a ser atingido por focos de queimadas nesta quarta-feira. Militares do Corpo de Bombeiros começaram o combate nesta manhã em solo e também com o uso de um helicóptero. A área de conservação teve 1.009 hectares, o que equivale a cerca de mil campos de futebol, destruídos pelo fogo na última semana. Outra área preservada que sofre com incêndio é o Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas. Brigadistas seguem tentando conter as chamas no local. Governador decretou estado de emergência.

O Parque do Rola-Moça voltou a ser atingido por incêndios depois de três dias. A última ocorrência, que durou quase uma semana, destruiu 25% da área da reserva. Nesta manhã, militares do Corpo de Bombeiros sobrevoaram a região e detectaram novos focos de queimadas. A aeronave usa um bolsão para jogar água. Enquanto isso, combatentes fazem os trabalhos direto às chamas.

No Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas, a situação segue descontrolada. Brigadistas voltaram ao combate na manhã desta quarta-feira. O chefe da área de preservação, Flávio Lúcio Braga Cerezo, faz um sobrevoo na área para traçar novas estratégias. A unidade está fechada para visitação para dar mais segurança ao público. A queimada já dura seis dias.

Ao todo, 395 focos de calor foram confirmados na área desde a última sexta-feira. O fogo atingiu áreas próximas ao parque, em Morro do Pilar, Itabira, Jaboticatubas e Nova União. No domingo, após um sobrevoo de reconhecimento, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) classificou o incêndio como nível 3. Mais de 120 pessoas integram as equipes de brigadistas e voluntários que atuam no combate.

Ajuda e doações

O Parque Nacional da Serra do Cipó e a APA Morro da Pedreira estão tomando as medidas necessárias e convocam a população local, bem como dos arredores, para atuar como voluntários no suporte à brigada ou na doação de itens como alimentos não perecíveis, água mineral, compostos para reidratação, como isotônicos e similares. Para saber como ajudar, o interessado deve entrar em contato pelo número (31) 3718-7475.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)