Os preparativos para mais uma fase do Mobicentro, projeto de mobilidade voltado para aumentar a segurança dos pedestres, já começaram em Belo Horizonte. Como o Estado de Minas adiantou, as mudanças vão acontecer nos cruzamentos da Avenida Bias Fortes com a Rua dos Tupis e da Avenida do Contorno com a Rua Araguari no Barro Preto, Região Centro-Sul da capital.. A próxima alteração deve acontecer no entorno da Praça Benjamin Guimarães, conhecida como Praça ABC.
Para a implantação das mudanças no cruzamento da Avenida Bias Fortes e Rua Tupis, será feita a abertura no canteiro central da avenida. Com isso, os veículos vindos da Rua dos Tupis poderão atravessar a via e seguir em direção à Praça Raul Soares e à Rua Mato Grosso. Serão implantados semáforos no cruzamento das ruas Mato Grosso e Goitacazes, além de focos para pedestres nas travessias da Rua Mato Grosso.
Já na Avenida do Contorno com Araguari, os veículos que seguiram pela Avenida do Contorno (sentido Contagem/BH) em direção ao Viaduto Oeste (Complexo da Lagoinha) passarão a ter acesso livre, nas duas faixas à esquerda, sem ter mais a necessidade de aguardar no semáforo. Para isso, os veículos que seguirem pela Rua Araguari (Sentido bairro/Centro) em direção ao Viaduto Oeste terão um novo acesso pela Avenida do Contorno. Depois da Rua Mato Grosso será permitido virar à esquerda para acessar o Viaduto Oeste.
Na Avenida do Contorno, sentido Contagem / Belo Horizonte, as faixas para acesso ao Complexo da Lagoinha vão permanecer, serão canalizadas com acesso livre e sem semáforos.
Na segunda-feira, a BHTrans começou os ajustes de geometria e a construção de calçadas. Após a conclusão das obras, será feita a sinalização. A previsão é que até dezembro as intervenções estejam concluídas.
Praça ABC
Ainda neste mês, a BHTrans pretende começar as intervenções no entorno da Praça ABC, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Nesta nova etapa os veículos serão proibidos de descer a Rua Cláudio Manoel e atravessar as avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O fluxo será desviado para a Rua Piauí e para a Avenida Getúlio Vargas. O objetivo é diminuir um tempo de semáforo no cruzamento da praça.