Jornal Estado de Minas

Parque do Planalto passará por obras de revitalização

O Parque Planalto, na Região Norte de Belo Horizonte, passará por obras de revitalização e reforma. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) publicou licitação nesta quinta-feira para as empresas interessadas em realizar os serviços na área verde situada na Rua São José do Jacuri. Depois da assinatura da ordem de serviço, a previsão é que as obras sejam entregues em um ano.

O parque abriga uma das nascentes do Córrego Bacuraus, afluente do Rio das Velhas. A área verde tem aproximadamente 26 mil metros quadrados. Para o lazer, o local oferece espaços com mesas, bancos, quadra esportiva, campo de futebol e brinquedos.

No edital estão previstas a reforma e ampliação das edificações da guarita, com implantação de mirante, reforma dos caminhos e rampas externas, implantação de percurso acessível com rampas e pista de caminhada, reforma da quadra poliesportiva com a instalação de aparelhos de ginástica/alongamento e implantação do campo de futebol society, com respectivos mobiliários urbanos no entorno, reforma dos espaços da 3ª idade, playground e espaço de convivência, com implantação de mobiliário urbano.

Será feita a implantação do sistema de drenagem, tratamento dos processos erosivos, implantação da via de pedestre, no limite de divisa do parque com o Colégio Santa Maria Pampulha, interligando os acessos secundários. A empresa terá que substituir e implantar novo cercamento, reformar e recuperar muros de divisa e cerca viva existentes, paisagismo em toda a área do parque, remoção e demolição de edificação proveniente de invasão, na área do parque, e implantação de iluminação pública.

Privatização

A PBH deu os primeiros passos em direção à privatização dos parques públicos da capital.
Foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) de quarta-feira os procedimentos de manifestação de interesse (PMIs) para o Parque da Barragem Santa Lúcia, Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Parque Ecológico da Pampulha. .