Para tentar evitar a falta de energia durante o período de chuvas em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, a Cemig investiu R$ 227 milhões em melhorias e manutenção da rede de distribuição. Uma das mudanças é o aumento da potência na Grande BH. Outra medida é a inauguração da Subestação Calafate, que vai entrar em operação em dezembro e irá ampliar a capacidade de suprimento do sistema elétrico da Região Oeste.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Cemig aumentou a potência instalada em 105 Megavolt Ampére (MVA), recapacitou 40 quilômetros de linhas de distribuição e construiu 31 quilômetros de linhas novas. As mudanças, segundo a empresa, permitirá o atendimento a novos consumidores e o aumento da flexibilidade operativa em situações de emergências.
Somente na Grande BH, a empresa atende 42 municípios e mais de dois milhões de clientes. A potência instalada de 2.708 MVA e carga de 2.200 MW é o que garante o fornecimento de energia na região. As linhas de distribuição de alta tensão somam 1,5 mil km de extensão e 34,8 mil km de rede de distribuição. Atualmente, são 56 subestações automatizadas, 71 mil transformadores e 607 mil postes na região metropolitana. De acordo com a Cemig, nos últimos quatro anos a empresa vem reduzindo as interrupções.
Nova Subestação
Em dezembro, os moradores de 15 bairros da Região Oeste de Belo Horizonte, serão beneficiados com a entrada em operação da Subestação Calafate. Ela vai aumentar a capacidade de suprimento de sistema elétrico e melhorar o fornecimento para 115 mil habitantes. Outras subestações a SE Nova Lima 7 e Centro 2, que estão em construção, devem operar a partir de 2016.