Jornal Estado de Minas

Volta a chover em Belo Horizonte nesta noite

Deverá chover durante toda a noite na capital - Foto: Leandro Couri/EM/DA PressDepois de marcar a maior temperatura em 105 anos, na tarde desta quinta-feira, e registrar pancadas de chuva isoladas em alguns pontos da capital, Belo Horizonte tem, nesta noite, chuva forte em grande parte da cidade. A Defesa Civil emitiu um alerta de rajadas de vento de até 80 km/h na Região Centro-Sul e em torno de 60 km/h na Pampulha. A previsão é que chova durante toda a noite, até esta sexta-feira.

De acordo com o TempoClima da PUC Minas, o tempo instável traz risco de temporais acompanhados rajadas de vento para toda a Grande BH. Ainda conforme a meteorologia da universidade, um frente fria chegou à Região Sudeste do país e os próximos dias serão marcados pela mudança no clima e grande quantidade de chuvas.

Durante esta noite, foram registradas chuvas em Betim, Contagem, Matheus Leme e em diversos pontos da região metropolitana. Na capital, a precipitação chegou às regiões do Barreiro, Oeste, Centro-Sul, Noroeste e Pampulha.

Até às 21h30, a Região Centro-Sul foi uma das que mais choveu, registrando um acumulado de 16,5mm. As rajadas de vento nas regiões da Pampulha e de Cercadinho atingiram 50 km/h. A previsão é de que o acumulado chegue a 50 mm até 8h da manhã desta sexta-feira.

A chuva dessa noite causou transtornos em Belo Horizonte e região metropolitana. A Cemig informou que foram registrados pontos com problemas de falta de luz na capital.
Depois das 21h, quando a chuva chegou à Região Oeste, os bairros Gutierrez e Prado foram os mais prejudicados e, até as 22h, alguns clientes permanecem sem luz. Equipes técnicas da companhia foram encaminhas para solucionar os problemas nos locais afetados.

Segundo a Cemig, com a chuva e as rajadas de vento de até 60 km/h, a queda de luz pode ocorrer quando objetos e galhos de árvores entram em contato com a rede. A descarga elétrica é outro motivo que pode danificar os postes de luz. Os municípios Ribeirão das Neves, Nova Lima e Caeté também foram afetados com a falta de energia.

Minas Gerais


Outras regiões do estado também registraram temporais e até chuva de granizo. Alguns bairros e a zona rural de Juiz de Fora tiveram cerca de 15 minutos de intensa chuva de granizo, no fim da tarde desta quinta-feira. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros registraram diversos alagamentos e destelhamentos, além de uma ocorrência em que parte do telhado de um centro espírita caiu sobre a fiação elétrica. Durante a noite, a chuva foi significativa nas regiões Sul e Zona da Mata.
Em Caldas o acumulado ficou em 68,2mm e em Muriaé, em 97,8mm.

.