Jornal Estado de Minas

Chuva não melhora nível dos reservatórios da Copasa na Grande BH

Apesar das chuvas nos dois últimos dias na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a situação nos reservatórios da Copasa não melhorou. O registro desta sexta-feira nas três represas do Paraopeba mostra que o volume útil ainda não começou a subir. Na Vargem das Flores, a água acumulada corresponde a apenas 20,9% da capacidade. No Rio Manso, o percentual está em 32,6%. Já no Serra Azul, a água disponível equivale a 7,4% da capacidade de armazenamento. A vazão de ontem do Rio das Velhas foi medida em 12,1 metros cúbicos de água por segundo. 

Mas a chuva na região de Contagem e Betim, na Grande BH, e no Sistema Vargem das Flores já se aproxima da metade da média histórica de precipitações no mês de outubro. Contando os 11 milímetros que caíram ontem e os 31,4 mm a partir de 0h de hoje, já são 43,1 mm no acumulado mensal, o que equivale a 44,29% do que se espera para o mês, segundo informações disponíveis no site da Copasa.

No Rio das Velhas, choveu ainda mais nesta sexta-feira. Foram registrados até agora 34,5 mm apenas hoje, praticamente toda a água que caiu no sistema em outubro deste ano.

Esse volume corresponde a um terço de toda a chuva esperada para o principal manancial que abastece Belo Horizonte no mês. Nos reservatórios Serra Azul e Rio Manso, que são os outros dois integrantes do Sistema Paraopeba, a chuva desta sexta-feira chegou a 24,5 mm e 21,2 mm respectivamente, enquanto as médias de outubro das duas represas são 86,4 mm e 89,7 mm de chuva.

 

.