A partir da primeira hora de domingo, as passagens de ônibus ficam mais caras em Belo Horizonte. O comunicado foi feito pela BHTrans nesta sexta-feira. Na última quarta, o desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), revogou a ação que impedia o aumento das tarifas.
Leia Mais
Defensoria Pública entrará com recurso para nova análise sobre reajuste de passagensJustiça libera reajuste das passagens em BHPrefeitura entra com novo recurso para reajustar passagens de ônibus em Belo HorizonteDefensoria quer derrubar aumento das passagens de ônibus em BH antes de novo reajusteDefensoria Pública entra com novo recurso para derrubar aumento das passagens em BHManifestação contra o aumento das passagens complica o trânsito no Centro de BHEmpresas de ônibus da Grande BH acusadas de fraude Ministério Público abrirá inquérito para apurar irregularidades em 65 empresas de ônibus da Grande BHÔnibus mais caro neste domingo: confira tabela do reajuste em BHPolícia Rodoviária Federal detém 10 estrangeiros em situação ilegal em Minas GeraisPor meio de nota, a BHTrans alega que desde 2009 o reajuste acumulado da tarifa tem sido inferior ao da inflação em igual período. “Assim, de janeiro de 2009 a julho de 2015, mês anterior à alteração tarifária estipulada pela portaria SMSU 066, a inflação acumulada, medida pelo INPC, foi de 50,42%, enquanto o reajuste tarifário acumulado foi de 47,83%, já com o presente reajuste”.
Defensoria vai recorrer
A defensora pública Junia Roman Carvalho contestou a decisão do TJMG e disse que entrará com um agravo interno para que o processo seja analisado pelo grupo especial do tribunal. Segundo ela, a defensoria terá 10 dias corridos a partir da chegada da decisão para entrar com o recurso.
Vaivém das passagens
O impasse em torno do aumento das passagens se arrasta há meses. O reajuste tarifário estava programado inicialmente para 4 de agosto, mas, em 31 de julho, o juiz Rinaldo Kennedy Silva, da 4ª Vara da Fazenda Municipal de BH, concedeu liminar à Defensoria Pública de Minas Gerais, impedindo o município e a BHTrans de alterar a tarifa por 180 dias. A PBH recorreu, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou os efeitos da liminar, em 7 de agosto, e o aumento veio no dia seguinte. Em 14 de setembro, o juiz Rinaldo Kennedy Silva concedeu nova liminar que anulou o reajuste. Os valores foram alterados em 17 de setembro.
Com informações de Rodrigo Melo e Landercy Hemerson.