A população de Belo Horizonte terá facilitado o acesso a medicamentos. Uma ação da PBH vai disponibilizar gratuitamente quase 400 rótulos nos centros de saúde e nas farmácias distritais da capital. Para isso, basta que as pessoas se cadastrem no centro de saúde mais próximo de onde moram e apresentem a receita médica. Antes, os remédios eram vendidos nas quatro unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil, localizadas no Barreiro, em Venda Nova e nas regiões Noroeste e Centro-Sul.
Com a publicação no Diário Oficial da União (DOM), no sábado, a prefeitura cancela o convênio com o Ministério da Saúde e, a partir da desativação das unidades do Programa Farmácia Popular do Brasil, direciona os recursos empregados no custeio do programa até os centros de saúde e as farmácias distritais do município.
Nesses locais, a população terá acesso gratuito aos medicamentos, inclusive aos que vinham sendo vendidos com desconto pelo programa do Governo Federal. O Programa Farmácia Popular do Brasil funciona de forma distinta do Aqui tem Farmácia Popular, que é uma parceria entre o Governo Federal e o setor privado.