Os belo-horizontinos podem se preparar para a chuva nesta terça-feira. A capital mineira amanheceu com o tempo nublado devido a áreas de instabilidade provocadas por um sistema de baixa pressão que está sobre a Região Central do Brasil. O tempo instável deve continuar até pelo menos quinta-feira. Hoje, as precipitações devem acontecer ainda nesta manhã e com mais intensidade à tarde, segundo o Centro de Climatologia TempoClima Puc Minas.
Uma frente fria vai chegar à capital mineira nos próximos dias, o que vai aumentar a possibilidade de chuva. “Ela vai aumentar a nebulosidade e, consequentemente, as precipitações. Hoje pela manhã, podemos ter chuva de baixa intensidade, mas à tarde deve se intensificar”, explica o meteorologista Heriberto dos Anjos.
A situação deve continuar pelo menos nos próximos três dias. “Teremos um cenário favorável para pancadas de chuva em boa parte do estado, principalmente, no Triângulo Mineiro, Região Central, Sul, Campos das Vertentes e Zona da Mata. No Sul, na Região Central e no Triângulo, podemos ter chuvas fortes na parte da tarde e início da noite nos próximos dias”, afirma o meteorologista.
A instabilidade vai trazer um pouco de alívio para o calor em Belo Horizonte. A temperatura mínima nesta terça-feira ficou estável em 17ºC, assim como na segunda-feira. Porém, a temperatura máxima deve ter um declínio de pelo menos dois graus. Ontem, os termômetros chegaram a marcar 32,1ºC na Pampulha. Hoje, não deve passar dos 30ºC. A umidade relativa do ar também melhora. Os índices devem superar 45%.
A última chuva registrada em Belo Horizonte foi na quinta-feira. Depois de registrar a maior temperatura desde 1910, quando o serviço de medição foi iniciado, a capital mineira teve um temporal em algumas regiões. A ventania provocou estragos em Venda Nova, na Região Centro-Sul e na Pampulha.
Na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas, os ventos fortes provocaram quedas de janelas e do forro da entrada do prédio Minas. Ninguém ficou ferido.