Jornal Estado de Minas

Correria eleva risco na saída para o feriadão em Minas Gerais

A movimentação para o feriado de Finados começou ontem com veículos em alta velocidade flagrados pelos radares móveis da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas que cortam Minas Gerais e congestionamentos quilométricos nas principais vias de saída de Belo Horizonte. Em um trecho da BR-050 em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ainda no meio da tarde os equipamentos já haviam flagrado quatro carros trafegando acima de 50% do limite de velocidade permitido, sendo um Golf a 210km/h. Outro Golf também foi fotografado a 189 km/h, enquanto duas caminhonetes passaram a 172km/h. Um terceiro Golf ainda foi flagrado a 163km/h e será enquadrado no excesso de velocidade entre 20% e 50% do limite permitido, que é de 110km/h para o local.


Flagrantes como esses servem de alerta para os riscos nas estradas, aumentados por conta da elevação do fluxo de veículos no feriadão. “O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves. Cada vez que um motorista trafega em alta velocidade, coloca em risco a própria vida e a de terceiros”, ressalta o inspetor Aristides Júnior, da PRF em Minas Gerais.


Os condutores quatro veículos que trafegavam em velocidade acima de 50% do permitido vão receber uma multa de R$ 574,62, além de serem submetidos a um processo administrativo para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Eles também vão perder sete pontos na carteira, já que a infração é gravíssima. O motorista do Golf flagrado a 163km/h, por sua vez, terá que pagar uma multa de R$ 127,69 e vai perder cinco pontos na carteira, referentes a uma infração grave.


No início da noite, o grande fluxo de veículos provocou retenções nas saídas de Belo Horizonte para o Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo a PRF, o trânsito intenso e lento BR-381, na saída para o Espírito Santo, provocava uma fila de cinco quilômetros. O congestionamento se estendia do final do Anel Rodoviário até o Bairro Bom Destino, em Sabará, na Região Metropolitana da capital.


Situação mais complicada viveram os motoristas que deixaram Belo Horizonte pela Avenida Amazonas, no sentido São Paulo. Segundo a  BHTrans, um atropelamento na BR-381 deixou o trânsito lento, devido à redução de velocidade por parte de motoristas curiosos no local. A retenção na via, a partir da Praça da Cemig, provocou uma “cauda” de quase cinco quilômetros, chegando próximo ao Expominas, no Bairro Gameleira, na Região Oeste de BH.


No sentido Belo Horizonte, outro atropelamento gerou uma fila de mais de três quilômetros. Um pedestre ficou gravemente ferido após o acidente no km 477 da BR-381, no Bairro Cidade Industrial, em Contagem. Na BR-356, na saída para o Rio de Janeiro, o congestionamento alcançava  a Avenida Nossa Senhora do Carmo. O trânsito também foi intenso em Nova Lima e em Sete Lagoas, no sentido Brasília.

(GP)

.