A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) conta, neste sábado, os prejuízos causados por adolescentes em um princípio de rebelião no Centro Socioeducativo Santa Clara, no Bairro Capitão Eduardo, na Região Nordeste de Belo Horizonte. No tumulto, aproximadamente 30 menores conseguiram fugir. Na madrugada, a Polícia Militar (PM) conseguiu recapturar 7 fugitivos. Três deles estão na Delegacia de Orientação e Proteção à Criança e Adolescente (Dopcad) onde serão ouvidos.
De acordo com a Seds, o tumulto foi controlado por volta das 1h30. Os agentes de segurança conduziram ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH) 22 internos. Dos 43 menores que iniciaram o motim, 21 conseguiram fugir. Nesta madrugada, sete deles foram recapturados. O local onde eles estavam não foi informado pela PM.
Em nota, a Seds informou que a rebelião não teve feridos e nenhum dano material significativo. Todos os alojamentos estão em condições de acolher os adolescentes, informou a secretaria. Os internos levados para a CIA podem ter que cumprir novas medidas socioeducativas por causa do tumulto.
Um procedimento administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias, motivações e eventuais responsabilidades pelo ocorrido.